Proteínas que conduzem eletricidade? Parece ficção, mas é tema de estudo na UA

Data:

Quem viu o filme “Existenz”, de David Cronenberg, em que humanos se ligavam consolas orgânicas para entrarem em aventuras virtuais, terá registado a estranheza da ficção científica, bem ao jeito do realizador… No entanto, o que parece inalcançável, pode estar mais próximo do que se pensa. A Universidade de Aveiro (UA) participa num projeto internacional para estudar proteínas condutoras de energia financiado pelo Conselho Europeu de Inovação.

O projeto designado e-Prot, *Engineered Conductive Proteins for Bioelectronics*, que envolve equipas de investigação espanholas, israelitas, francesas e britânicas, para além de Portugal (equipa da UA), procura desenvolver um novo tipo de nanocabos condutores de energia baseados em proteínas que poderão vir a revolucionar a eletrónica e a servir de base a novos dispositivos eletrónicos sustentáveis.

A ideia foi sugerida pela descoberta, em 2010, por uma equipa da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, de bactérias que transmitem impulsos elétricos através de ramificações que podem chegar a um centímetro de comprimento. No entanto, no projeto e-Prot, o caminho será diferente. Os investigadores planeiam fazer materiais para a electronica construidos com proteínas especialmente desenhadas com este fim. Estas proteinas seram preparadas artificialmente no laboratorio.

Estes estudos, coordenados pelo Centro de Investigacion Cooperativa en Biomateriales (CICbiomaGUNE), no País Basco, Espanha, ainda no campo da investigação fundamental, salienta Manuel Melle Franco, investigador do CICEO-Instituto de Materiais de Aveiro que coordena a equipa da UA, poderão abrir caminho a poderosas e biodegradáveis baterias, a baterias “verdes”, ou a implantes médicos eletroativos e biocompatíveis.

O e-Prot vai ser financiado com 3.1M euros pelo prestigioso programa FET-OPEN (Future and Emerging Technologies) do Conselho Europeu de Inovação. Para além da equipa coordenadora, e do CIC EnergiGUNE, no País Basco, e da equipa do CICECO/UA, a parceria inclui as universidades espanholas de Santiago de Compostela e de Alicante, a Universidade Ben-Gurion, de Negev, em Israel, e as empresas Smart Fabric Inks, no Reino Unido, e Specific Polymers, em França. O e-prot e o quarto projecto deste tipo na UA e o segundo que recebe o grupo liderado por Manuel Melle Franco.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend