Estarreja

Vacinação em Estarreja tem início no próximo sábado

De acordo com a informação do ACES Baixo Vouga, iniciará já este sábado, dia 20 de fevereiro, no Centro de Saúde de Estarreja, o processo de vacinação para cidadãos conforme a definição dos grupos prioritários inscritos na Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação (maiores de 50 anos).

Contudo, nesta primeira fase, serão ministradas apenas 200 doses da “Astra Zeneca”, destinadas a utentes dos 50 aos 65 anos, com morbilidade, por não ser recomendada a pessoas com mais de 65 anos.

Os utentes que integram a lista do Plano serão notificados pelas suas Unidades de Saúde, via SMS, com 2 ou 3 dias de antecedência, para o agendamento da vacinação. Não é possível solicitar, pessoalmente, a marcação da vacina para a COVID-19, cabendo ao Serviço Nacional de Saúde as respetivas seleções e convocatórias para esse efeito.

Serão assim ministradas 200 vacinas, a pessoas com idade compreendida entre os 50 e os 65 anos e com, pelo menos, uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Ao que tudo indica, na próxima semana será iniciado o processo de vacinação para utentes com idade superior a 80 anos, com a vacina da “Pfizer”. Para a restante população, a vacinação começará em maio.

Ser vacinado contra a COVID-19 permite a proteção individual contra a doença e as suas complicações, permitindo ainda contribuir para a proteção da saúde pública, através da imunidade de grupo.

Todas as Categorias