Câmara disponibiliza apoio na vacinação da população do concelho

Data:

A vacinação de idosos residentes no concelho da Mealhada começou, hoje, a ocorrer, no centro de vacinação Covid-19 instalado no Pavilhão Desportivo Municipal da Mealhada.

A Câmara Municipal local está a apoiar os serviços de saúde pública no plano de vacinação comunitária, tendo assumido a responsabilidade de criar condições para os profissionais de saúde levarem a cabo este desígnio, através da instalação e cedência de um centro de vacinação, da disponibilização de meios materiais e da colocação de duas dezenas de funcionários da Autarquia a colaborar neste processo.

O apoio do município iniciou-se, desde logo, com a montagem das estruturas e dos equipamentos e com a disponibilização de materiais diversos para adaptar o Pavilhão Municipal da Mealhada para centro de vacinação. Com os sete funcionários municipais que estarão diariamente, e durante os próximos meses, a prestar apoio na receção e encaminhamento de utentes e ainda na limpeza e desinfeção dos espaços, a autarquia contabiliza 20 recursos humanos afetos a este procedimento.

O Centro de Vacinação Covid-19 da Mealhada é composto por quatro postos (gabinetes) e vários espaços, fundamentais para que tudo decorra em perfeitas condições, nomeadamente sala de preparação, sala de recobro – no caso de haver efeitos secundários após a toma da vacina -, sala de admissão de utentes, sala de recuperação, um espaço para a equipa de higienização e desinfeção e um balneário para a equipa de enfermagem.

“A estrutura foi idealizada com o objetivo de cumprir todas as regras de distanciamento social e de higiene, não esquecendo a questão da privacidade e da existência de uma temperatura ambiente adequada”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, acrescentando que “o município tem vindo a apoiar o Serviço Nacional de Saúde desde a primeira hora, quer com a oferta de equipamentos de proteção individual, quer com ações de sensibilização da população, quer agora com instalações para vacinação da população”.

Para já estão a ser vacinados os utentes do concelho com mais de 80 anos, que foram previamente convocados pelos serviços de saúde. Até ao final da semana está prevista a administração de 150 doses, tendo a equipa de vacinação tido o cuidado de criar listas de suplentes, de forma a evitar desperdício de vacinas, caso haja alguma desistência.

A campanha de vacinação contra a Covid-19, da exclusiva responsabilidade das autoridades de saúde, foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população esteja vacinada.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend