Início das obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova

Data:

Tiveram início, na passada semana, as obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.

Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município de Ílhavo, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro – Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal (43.781,49 euros).

A intervenção pretende recuperar e estabilizar o cordão dunar no

, entre a Praia da Barra e da Costa Nova, a sul do Porto de Aveiro, numa extensão aproximadamente de 1.236 metros, com a colocação de paliçadas, plantação de espécies autóctones que contribuem para a fixação das areias na duna e com a colocação de passadiços sobrelevados que permitem a circulação de pessoas, entra as duas praias, evitando o impacto sobre o sistema dunar.

Outro objetivo prende-se com a proteção do litoral e das suas populações, especialmente face aos riscos da erosão costeira, sendo a intervenção relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destaca “a importância deste projeto e desta obra, há muito desejada e esperada, enquadrada na defesa do meio ambiente, na integração do homem com a natureza e na prevenção costeira face às alterações climáticas, nomeadamente as que são provocadas pelo impacto das mutações constantes do nível do mar e do impacto das marés na conservação do cordão dunar”.

Além disso, a Autarquia realça a importância para a defesa e implementação de medidas preventivas que minimizem eventuais impactos ambientais, recordando que o Município de Ílhavo é um dos pioneiros na aprovação de um Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend