Cuidadores de crianças com deficiência partilham desafios agravados pela pandemia

Data:

São experiências contadas na primeira pessoa. Testemunhos de cuidadores de crianças e jovens com deficiência em idade escolar que viram agravar os seus índices de ansiedade e sofrimento psicológico durante a pandemia. No dia 5 de março, às 18h00, encontram-se na plataforma Zoom para partilhar e debater “Desafios dos Cuidadores em Confinamento”.

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e moderado pela vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro, o IV Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar será mais um relevante momento de diálogo e partilha entre cuidadores, que enfrentam desafios comuns agravados pela pandemia.

Comuns são também os impactos na saúde mental destes cuidadores, que revelam índices mais elevados de ansiedade e de sofrimento psicológico nos períodos de confinamento. Reflexo dos receios associados a um risco acrescido de infeção por Covid-19 nas crianças e jovens com deficiência, mas também à constante incerteza perante a redução, ou mesmo o encerramento, de respostas de apoio complementar às famílias devido à pandemia.

Foi no início de 2020 que um grupo de cuidadores – pais de crianças e jovens com deficiência em idade escolar de Santa Maria da Feira – sentiu necessidade de criar um espaço para partilhar experiências e, simultaneamente, encontrar respostas ajustadas às necessidades efetivas das suas famílias. Com o apoio da Autarquia e o acompanhamento permanente de uma equipa profissional multidisciplinar, a ideia passou à prática e já deu frutos, sobretudo ao nível da capacitação.

Ao longo do último ano foram vários os temas de interesse dos cuidadores abordados nos diferentes encontros periódicos, dos quais se destacam o estatuto do cuidador informal, as necessidades de cuidados emocionais e de saúde dos cuidadores, os direitos e deveres das crianças e jovens, a capacitação das famílias, os apoios disponíveis e as respostas da comunidade.

Tal como os anteriores, este encontro é dirigido aos cuidadores de crianças e jovens com deficiência, mas está aberto a todos os interessados nesta temática. As inscrições decorrem até 4 de março.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend