Ovar

Novos equipamentos de análises clínicas do Hospital de Ovar

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) adquiriu, recentemente, dois novos equipamentos que melhoram a atividade diária no seu laboratório de análises clínicas.

O serviço passou a contar com um sistema automatizado de análise de urina – que, nesta vertente, fornecerá melhor desempenho, maior economia de tempo e, em consequência, um melhor fluxo de trabalho – e com uma câmara de fluxo laminar de “classe II” que irá conferir proteção adicional ao técnico, no momento em que este manipula produtos biológicos, evitando também as contaminações cruzadas.

“Trata-se de um avanço tecnológico significativo, que vem reforçar a oferta diferenciada de meios técnicos que já dispomos, no sentido de facultar a melhor assistência aos utentes”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, salientando que esta melhoria se insere na estratégia de atualização tecnológica da unidade hospitalar.

“Mau grado a pandemia Covid-19 que impôs exigências imprevistas ao Hospital de Ovar, a sua Direção, apoiada na resiliência dos profissionais, não deixou de apostar em soluções de trabalho tecnologicamente mais eficientes”, sublinha, por seu turno, Humberto Costa, patologista clínico, responsável pelo serviço.

O laboratório de análises clínicas deste hospital realiza estudos que auxiliam o diagnóstico de doenças. Efetua estudos analíticos em diferentes áreas da medicina laboratorial, designadamente química clínica, hematologia, imunologia e microbiologia clínica.

O horário de atendimento ao público do laboratório de análises clínicas do HFZ-Ovar é de segunda a sexta-feira, entre as 08 e as 20 horas, e ao sábado das 08 às 13 horas (com marcação prévia).

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias