Aveiro

Criação artística no centro de nova rede de Municípios

– Criação artística no centro de nova rede de Municípios –

Acaba de ser oficialmente lançado o eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação, iniciativa liderada pelo Município de Aveiro em conjunto com o Município da Guarda, o Município de Viseu e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal. Esta é uma parceria estratégica, estruturada como uma operação de programação cultural em rede e que irá fortalecer a ligação entre estes municípios, com ações a implementar no decorrer de 2021.

O eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação é uma intervenção de programação cultural de escala inter-regional que promove a valorização do património cultural e natural através da sua dinamização e animação, por via de Intervenções de Luz no Património, Concertos Improváveis, Residências Emergentes, e Comunicação, aumentando a atratividade cultural e turística dos municípios promotores e da Região Centro. Procura-se com estas ações a promoção da criação artística original, o apoio aos criadores locais, a promoção da criação artística em rede, a oferta de programação cultural itinerante e a comunicação das iniciativas desta operação e respetivos territórios, com vista à projeção dos mesmos no panorama cultural e turístico nacional, assim como junto do mercado alargado.

As abordagens artísticas e os conceitos de criação e programação cultural que suportam esta operação incidem sobre os recursos patrimoniais dos municípios, materiais e imateriais, potenciando a sua reinterpretação com resultados na sua atratividade. Os processos de trabalho das iniciativas procurarão garantir um carácter único, inovador e irrepetível às propostas apresentadas, uma vez que serão desenvolvidas em regime de “site-specific” a partir das especificidades de cada lugar.

Este é um projeto de grande significado para os municípios envolvidos, sendo encarado como o primeiro passo de uma cooperação mais permanente entre estes territórios. José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Chaves Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, e António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, veem neste compromisso uma mais-valia fundamental para um eixo tão importante no desenvolvimento económico, social e cultural da região centro e do país, realçando ainda o papel determinante da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal neste processo.

O projeto é financiado pelo Programa Operacional do CENTRO (CENTRO), representado um investimento total de 297.255€, estando assegurado o cofinanciamento FEDER de 278.805€.

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias