Criação artística no centro de nova rede de Municípios

Data:

– Criação artística no centro de nova rede de Municípios –

Acaba de ser oficialmente lançado o eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação, iniciativa liderada pelo Município de Aveiro em conjunto com o Município da Guarda, o Município de Viseu e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal. Esta é uma parceria estratégica, estruturada como uma operação de programação cultural em rede e que irá fortalecer a ligação entre estes municípios, com ações a implementar no decorrer de 2021.

O eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação é uma intervenção de programação cultural de escala inter-regional que promove a valorização do património cultural e natural através da sua dinamização e animação, por via de Intervenções de Luz no Património, Concertos Improváveis, Residências Emergentes, e Comunicação, aumentando a atratividade cultural e turística dos municípios promotores e da Região Centro. Procura-se com estas ações a promoção da criação artística original, o apoio aos criadores locais, a promoção da criação artística em rede, a oferta de programação cultural itinerante e a comunicação das iniciativas desta operação e respetivos territórios, com vista à projeção dos mesmos no panorama cultural e turístico nacional, assim como junto do mercado alargado.

As abordagens artísticas e os conceitos de criação e programação cultural que suportam esta operação incidem sobre os recursos patrimoniais dos municípios, materiais e imateriais, potenciando a sua reinterpretação com resultados na sua atratividade. Os processos de trabalho das iniciativas procurarão garantir um carácter único, inovador e irrepetível às propostas apresentadas, uma vez que serão desenvolvidas em regime de “site-specific” a partir das especificidades de cada lugar.

Este é um projeto de grande significado para os municípios envolvidos, sendo encarado como o primeiro passo de uma cooperação mais permanente entre estes territórios. José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Chaves Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, e António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, veem neste compromisso uma mais-valia fundamental para um eixo tão importante no desenvolvimento económico, social e cultural da região centro e do país, realçando ainda o papel determinante da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal neste processo.

O projeto é financiado pelo Programa Operacional do CENTRO (CENTRO), representado um investimento total de 297.255€, estando assegurado o cofinanciamento FEDER de 278.805€.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend