Mais de 2,5 milhões de euros em requalificações

Data:

MUNICÍPIO INVESTE MAIS DE DOIS MILHÕES E MEIO DE EUROS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL

Centro de Saúde de Anadia, Escola Básica da Moita e Monte Crasto vão ser requalificados

A Câmara Municipal de Anadia aprovou o lançamento do concurso público de três empreitadas nas áreas da saúde, educação e requalificação urbana e ambiental, num investimento camarário que ultrapassa os dois milhões e meio de euros. A autarquia vai levar a efeito a requalificação do Centro de Saúde de Anadia, a requalificação e ampliação da Escola Básica da Moita, e a requalificação ambiental e paisagística do Monte Crasto. A deliberação foi tomada, por unanimidade, esta segunda-feira (12 de abril), em reunião de executivo municipal.

O Município de Anadia avança, assim, com a requalificação e reestruturação do Centro de Saúde de Anadia, cuja empreitada tem como base o valor de um milhão e trezentos mil euros e um prazo de execução de dez meses. Com esta intervenção pretende-se melhorar as condições de funcionamento e de conforto deste equipamento de saúde, dotando-o de meios modernos e funcionais, permitindo um acesso aos cuidados primários de saúde com maior qualidade. O projeto vai possibilitar sanar algumas patologias de construção, bem como o ajustamento da organização interna, adaptando os espaços às novas exigências. Desta forma, pretende-se que esta infraestrutura possa ter condições para acolher a criação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um Gabinete de Estomatologia. As zonas exteriores também serão alvo de intervenção, permitindo organizar a circulação, o estacionamento e a iluminação pública.

O executivo municipal, liderado por Maria Teresa Cardoso, aprovou ainda o lançamento da empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica da Moita, que representa um investimento que ronda o meio milhão de euros e que tem um prazo de execução de 12 meses. O projeto prevê a requalificação e remodelação do edifício principal, e a criação de um edifício complementar que vai dar cumprimento ao programa funcional, segundo a legislação em vigor. A intervenção irá permitir a criação de espaços de ensino, sociais e de apoio.

A zona do Monte Crasto, no centro da cidade de Anadia, vai ser alvo de requalificação ambiental e paisagística, num investimento que ronda os 700 mil euros e que tem um prazo de execução de oito meses. O objetivo é transformar aquela zona num espaço verde urbano, dotado de sinalética, trilhos e circuitos de manutenção, miradouro com vista panorâmica sobre a cidade e a zona serrana, zonas de lazer e de merendas, em sintonia com a valorização, conservação e preservação do património natural e histórico. Esta intervenção complementa outras obras de requalificação urbana já levadas a cabo por esta autarquia, nomeadamente as requalificações da Rua Júlio Maia, da Rua Justino Sampaio Alegre e do Parque Urbano de Anadia. Todos estes investimentos estão integrados no Plano das Áreas de Reabilitação Urbana de Anadia.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, o lançamento destas empreitadas tem em conta a oportunidade aberta pelos Fundos Comunitários que “permitirá ao Município submeter candidaturas a eixos e medidas que aceitam estas áreas de intervenção, possibilitando alcançar a comparticipação financeira para a sua intervenção, aliviando, assim, o encargo financeiro à Câmara Municipal”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend