Sever do Vouga

Centro das Artes e do Espetáculo abre ao público no dia 19 de abril

Centro das Artes e do Espetáculo abre ao público no dia 19 de abril e prepara programação de luxo para as próximas semanas

Devido ao contexto pandémico que atravessamos, o CAE viu as portas serem fechadas em janeiro deste ano, e mesmo que tenha sido apenas temporário, isso deixou um grande vazio no coração de todos. No dia 19 de abril e como está previsto pelo governo, aguardamos que o espaço possa voltar a abrir portas ao público.

O Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga conta já com 19 anos de luta pela difusão de cultura de qualidade no concelho, de oportunidades para o crescimento de projetos locais, de gerações que viram nesta casa um ponto de acesso à arte e à cultura, e de memórias que fizeram desta casa, uma casa de todos.

É um espaço muito acarinhado pelos severenses, que deixa a sua marca no serviço à população, pelo dinamismo que traz à vila e pelo brio com que organiza todos os seus eventos, cuja categoria e elevado padrão de qualidade tornam este espaço numa referência no panorama cultural a nível nacional.

No contexto atual, “…programar e calendarizar atividades é um processo complicado e, ao contrário do habitual, só é possível pensar-se um dia de cada vez. Porém, e porque é nosso dever continuar a propor, a acolher e a difundir a arte junto da população, apresentaremos nos próximos tempos um conjunto de propostas que acompanharão o processo gradual de desconfinamento para, aos poucos, recuperarmos a atividade habitual…”, refere Brigida Alves, diretora do CAE. Esta responsável adianta ainda que “…começamos por prolongar a vossa possibilidade de visitarem a exposição Maneiras de Sever, e propomos encerrar Abril com a exibição do filme “Antes que a noite venha”, de Joaquim Pavão, precedida da conferência concertante “As fronteiras da frase”. O mês de Maio arrancará com a proposta de vários laboratórios de leituras poéticas, orientados pela deseuse Carlota Castro e dirigidos ao público em geral e laboratórios de escrita criativa, orientados pela ilustradora e contadora de histórias Marina Palácio e dirigidos aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Ainda este mês apresentaremos, em forma de ensaio aberto, a peça “Corações Tatuados- O que poderia ter sido” e em meados de Maio traremos a palco o espectáculo de teatro “Little B” da companhia Visões Úteis, acabando o mês em grande com o tão aguardado concerto de Teresa Salgueiro. Pelo meio “Amor de Perdição”, a proposta feita palestra e performance, invadirá as galerias da Escola Secundária de Sever do Vouga pelas palavras e gestus da performer Leonor Barata…”

Ainda que menos visível, o CAE entra este mês de Abril em processo de criação artística do projecto “Guardiãs da Memória”, que resultará num filme curta- metragem e onde participam algumas senhoras severenses. Esta curta-metragem será exibida em Novembro, por ocasião do 20º aniversário do CAE.

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias