Anadia

Plano de Ação para Energia Sustentável e Clima

CÂMARA DE ANADIA APROVA PLANO DE AÇÃO PARA A ENERGIA SUSTENTÁVEL E O CLIMA

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na última reunião de executivo realizada a 12 de abril, o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PAESC) do concelho. O documento será agora submetido à Assembleia Municipal para aprovação.

O executivo propôs ainda submeter a aprovação da Assembleia Municipal a continuidade do processo de programação e implementação de um programa de projetos de redução de fatura energética municipal, com relevância a desenvolver para a implementação do PAESC, e também a continuidade do processo de programação e implementação de ações que visam a adaptação ou mitigação dos efeitos das alterações climáticas que refletem a preocupação do Município de Anadia ao nível do desenvolvimento sustentável. Será ainda sujeito a aprovação a dinamização de uma agenda para a sustentabilidade energética e climática aberta à participação dos cidadãos e das empresas, que resulte num contributo significativo para a implementação das medidas previstas no PAESC.

O PAESC é um instrumento fundamental na conceção, implementação e monitorização das medidas orientadas para o cumprimento das metas do Pacto dos Autarcas. No quadro da conceção das medidas, o Plano fornece, através da matriz energética, informação precisa sobre a distribuição setorial dos consumos e vetores energéticos. Ao longo da implementação de medidas de melhoria da eficiência do consumo energético ou de integração de renovação, a matriz fornece indicações sobre o sucesso da sua implementação ou sobre eventuais desvios e correções. O PAESC apresenta também a análise climática, através da apresentação da contextualização climática do concelho e de resultados referentes a medidas de adaptação a implementar. Através deste Plano é possível antever o progresso do balanço energético e do contexto climático do concelho, e antecipar a concretização das metas e a eventual necessidade de aprofundamento de medidas.

Depois de aprovado pela Assembleia Municipal, o PAESC será submetido ao secretariado do Pacto de Autarcas para concretização do compromisso assumido aquando da adesão ao mesmo. Recorde-se que o Município de Anadia aderiu ao Pacto Europeu dos Autarcas em 2014, com renovação das metas em 2019. A concretização dessas metas resultará na redução de 40% das emissões de CO2 do concelho, através da implementação de um conjunto de medidas de iniciativa municipal, privada ou em parceria. Essas medidas têm expressão em áreas distintas, como sensibilização, educação e inovação tecnológica.

Colocar comentário

Clique aqui para colocar um comentário

Todas as Categorias

    X
    Bem vindo ao Aveiro TV
    O portal da noticioso da comunidade aveirense
    WooChatIcon 0