Ovar volta a promover o “MAIO DO AZULEJO”

Data:

Em 2021, Ovar volta a promover o “MAIO DO AZULEJO”, evento de promoção da “Cidade-Museu Vivo do Azulejo”, valorização dos patrimónios – azulejar, arquitetónico, histórico e cultural, formação e sensibilização de públicos.

De 1 a 30 de maio, o azulejo será protagonista de um programa diversificado, inclusivo e estruturado de acordo com o contexto e as necessidades atuais, as preocupações com a saúde e segurança, individuais e coletivas.

Para além da possibilidade de visitas orientadas a qualquer hora e dia, de modo autónomo, destaca-se a aposta na experimentação, a oferta de atividades ao ar livre, a apresentação de novas formas de reinventar e explorar o tema “azulejo” e a valorização de espaços emblemáticos da Cidade, através das artes performativas.

O programa teve início no dia 1 de maio com a inauguração da exposição “À Margem de Certa Maneira” de Manuela Pimentel. A artista “encontra, nas ruas, o mote, a inspiração e a matéria-prima para o seu trabalho. Velhos cartazes arrancados das paredes são, por suas mãos, transformados em azulejos”.

Um dos grandes destaques desta edição é a celebração do Dia Nacional do Azulejo, 6 de maio. A Igreja Matriz de Válega, uma das referências da azulejaria portuguesa, será palco de um concerto especial com Rita Redshoes e Bruno Santos que vai ser transmitido em direto nas redes sociais da Câmara Municipal de Ovar e da Turismo Centro de Portugal.

Outra novidade são as visitas guiadas à “Rua do azulejo” e as oficinas de pintura, agora também preparadas e adaptadas para públicos com necessidades especiais. Nos dias 8 e 30 de maio, a atividade será acompanhada por um intérprete profissional, especializado em Língua Gestual e, durante todo o mês, com marcação prévia, está preparada uma visita para cegos.

A vertente mais experimental será protagonizada por vários artistas ligados às artes e ao design. Joana Abreu, Pedro Podre, António Vasques e o Atelier Centropontoarte são alguns dos protagonistas do programa e os promotores das oficinas “Preencher Vazios”, “Ilustração em Azulejo de figura Avulsa”, “Moldes Cerâmicos” e “Imprime o teu quadrado (serigrafia)”, respetivamente.

O projeto “CLICK” voltará a realizar-se em 2021 e propõe, através de um raide fotográfico, a descoberta do património azulejar e arquitetónico da freguesia de S. João de Ovar.

No último fim de semana do mês, 28, 29 e 30 de maio, e perspetivando-se maior alívio das medidas restritivas em consequência da pandemia, o programa do evento visa o incentivo à vista à cidade de Ovar e à dinamização da economia local. Espaços emblemáticos da cidade serão transformados em palcos que contarão com a presença do grupo “Segue-me à Capela”, dedicado à música tradicional portuguesa e que integrará um coro composto por elementos da comunidade local; Jorge Fernando, nome incontornável do fado e da música portuguesa; um grupo de fadistas locais apresentará um momento especial de “Concertos à Janela” e, por fim, Gisela João trará a Ovar o seu último álbum AuRora

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...

Albergaria e as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril...

Reabilitação da esquadra de PSP de S. João da Madeira 

Mais de 2 milhões de euros para a reabilitação...

Dia Mundial da Floresta e da Água comemorado na Mealhada

A construção de um hotel para insetos no Bosque...
Send this to a friend