MEAJAZZ regressa à Mealhada este fim de semana

Data:

A 4ª edição do MeaJazz – Festival de Jazz da Mealhada acontece já este fim de semana, dias 3 e 4 de setembro, com música, uma exposição, cinema e teatro, no Cineteatro Messias. O acesso a todas as iniciativas é gratuito.

O Meajazz centra-se na música jazz, com diferentes correntes e sonoridades musicais trazidas por artistas e grupos de países como a Bielorrússia, a Itália, o Brasil e Portugal. No primeiro dia, atuam, a partir das 21h, Maria Casal, cantautora e guitarrista portuguesa, Ciro Cruz Quartet, formação musical brasileira liderada pelo músico homónimo e um dos melhores baixistas brasileiros da atualidade, e Sónia Pinto, cantora portuense que se distingue pelo encanto da sua poderosa voz e que se faz acompanhar de músicos de excelência.

No dia 4 de setembro, sábado, o festival conta com as atuações de Cucoma Combo, grupo italiano que viaja por caminhos do soukuss congolês e do carimbó amazônico, Mova Dreva, um quarteto de ethno jazz que tem como ponto de partida a cultura folk bielorrussa, e Vénus Matina, formação de Aveiro que apresenta uma sonoridade que conjuga composições e arranjos com claras influências do jazz, fusão e bossa nova. O festival encerra com Luís Martelo, trompetista mealhadense, radicado em Inglaterra, que conquistou, com o seu novo álbum “All of me”, a medalha de prata na categoria de jazz no Global Music Awards e foi individualmente premiado com a medalha de prata como Artista Revelação 2021. O ano passado tinha sido considerado o terceiro melhor instrumentista do mundo. Para este concerto, Martelo convida as filarmónicas Lyra Barcoucense e Pampilhosense. (Ver programa)

A programação deste ano integra outras iniciativas culturais. Na sexta-feira, pelas 20h, será inaugurada a exposição de pintura “A mulher Aveirense, da artista plástica Marta Justiça, e, logo a seguir, é exibida a curta-metragem “Boa Noite”, de Catarina Ruivo, que foi filmada no Luso e no Bussaco. No sábado, antes da música, há teatro, com a peça ao ar livre “Muito barulho por nada”, a partir das 20h, no recinto exterior ao Cineteatro Messias. Esta comédia, uma coprodução da Companhia de Teatro Gato Escaldado e da Companhia de Teatro da Sociedade Musical União Paredense, parte da obra homónima de William Shakespeare que alude à amizade, amor e mentira.

Recorde-se que o Meajazz teve início em 2017, numa clara aposta da Câmara da Mealhada na diversificação da oferta cultural na cidade e até na região, uma vez que não existe nenhum evento do género nas proximidades e com entradas completamente livres. O festival conta, uma vez mais, com o mecenato cultural do restaurante “Rei dos Leitões”, que apoia o MeaJazz ininterruptamente desde a sua primeira edição.

FESTIVAL DE JAZZ DA MEALHADA l PROGRAMA

3 de setembro l Cineteatro Messias l Mealhada

20h l Inauguração da Exposição “A Mulher Aveirense”, de Marta Justiça

20h30 l “Boa Noite”, de Catarina Ruivo (curta-metragem)

MEAJAZZ

21h l Maria Casal

21h50 l Ciro Cruz Quarteto

22h45 l Sónia Pinto

 

4 de setembro l Cineteatro Messias I Mealhada

20h l “Muito barulho por nada”, teatro de comédia, da Companhia de Teatro Gato Escaldado e Companhia de Teatro da Sociedade Musical União Paredense.

MEAJAZZ

21h l Cucoma Combo

21h45 l Mova Dreva

22h30 l Vénus Matina

23h15 l Luís Martelo

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend