Jornadas Europeias do Património 2021

Data:

A importância das JEP sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), coordenadora nacional das JEP quer “garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade.”

O tema da edição deste ano procura celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade. A DGPC entende por “diversidade”, “pessoas de diferentes raças, etnias, géneros, idades, religiões, habilidades e orientações sexuais, bem como pessoas com diferenças na educação, experiências e rendimentos. E por “inclusão” queremos dizer criar uma experiência acolhedora e aberta para todas as pessoas, por exemplo, removendo barreiras à participação como acesso físico, idioma ou custos.”

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização para a importância da salvaguarda do Património. Este evento cultural é o mais amplamente celebrado e partilhado, pelos cidadãos da Europa.

17 setembro | sexta | 18h | Casa da Cultura
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “DIÁLOGOS COM A NATUREZA” de MARIA PINTO
Desde cedo as viagens fizeram parte da vida de Maria Pinto, natural de Estarreja, tendo percorrido inúmeros locais do globo onde, a fotografia sempre a acompanhou. Pratica vários temas da imagem, sendo a natureza aquele que mais aprecia. A emoção e a criatividade fazem parte do seu estilo fotográfico, gosta de poder chegar através da emoção e fazer sentir a beleza e fragilidade do meio natural. Para visitar até 31 de outubro de 2021.

24 de setembro | sexta | 19h30 | Online na página da DGPC
AVIVAR MEMÓRIAS
Este projeto visa recuperar as memórias, salvaguardar o património imaterial, e ainda promover as relações entre as pessoas, a inclusão social e o envolvimento da comunidade estarrejense.
“Avivar Memórias” – Recolha de Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja consiste igualmente em identificar intervenientes, de todas as freguesias do Concelho, que possam contribuir, com as suas estórias e memórias para o enriquecimento da história local. Neste dia vamos recuperar memórias imateriais, que de outra forma ficariam perdidas, com o Mestre António Esteves; Albertina Florentino; Jesus Almeida; Maria dos “Tamancos”; Alzira Rezende; Maria Odete; Maria Augusta e Maria Margarida (mondadeiras); e Ilda da Silva Ferreira.

25 de setembro | sábado | 16h ~ 18h30 | Casa Museu Marieta Solheiro Madureira
MÚSICA E POESIA 
A Casa Museu celebra estas jornadas com um piquenique nos jardins, seguido de uma visita guiada. A tarde termina com um momento musical e uma atuação do clube de poesia de Estarreja.
Inscrições até ao dia 20 de setembro através do email [email protected] ou dos telefones 234 842 241/963 795 410

2 de outubro | sábado | 10h30 | Casa Museu Egas Moniz
RECANTOS DO MARINHEIRO
Percurso pelos “Recantos do Marinheiro” onde nos espaços construídos e vividos por Egas Moniz, serão narrados episódios e vivências que nortearam a vida de Egas Moniz, nesta Casa Museu.
Inscrições até dia 29 de setembro através do email [email protected]| Mínimo 6 e máximo de 10 pessoas

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend