Águeda Ambiente

Câmara de Águeda amplia vantagens da máquina de resíduos e dinamiza comércio local

Medida, que sensibiliza para as boas práticas de reciclagem ao mesmo tempo que apoia o comércio local, surge na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal de Águeda amplia as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina instalada no Mercado Municipal, que emite um talão com pontos correspondentes aos resíduos depositados e que podem ser trocados por vales de compras, contribuindo para a dinamização do comércio local.

A medida, que surge na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (de 20 a 28 de novembro), permite que a cada 200 pontos os utilizadores possam trocar por cinco vales de um euro, a descontar em compras iguais ou superiores a 10 euros, nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho, incluindo o Mercado Municipal, até ao limite dos vales disponíveis.

“Queremos continuar a incentivar a adoção de medidas sustentáveis pelas famílias e promover o envolvimento mais ativo do comércio local neste projeto, em particular nesta época natalícia”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que vai ainda ser alargado o prazo para desconto e reembolso dos vales até dia 20 de dezembro.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda [email protected] City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, é uma boa prática de sensibilização e sustentabilidade ambiental que é preconizada pela Câmara Municipal, à qual designou “Resíduos com valor” e que envolve os cidadãos e o comércio local.

Tal como referido, ao depositar-se um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda, no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga ou bilhetes para espetáculos no Centro de Artes de Águeda, ou ainda pelos referidos vales a descontar em compras no comércio local aderente.

Atividades na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Atenta aos desafios e políticas relacionadas com o Ambiente e Sustentabilidade, abraçou, uma vez mais, a participação na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que este ano tem como tema central as “Comunidades Circulares”. Para tal, vai dinamizar diversas atividades que visam sensibilizar os cidadãos, comunidade escolar e entidades públicas e privadas, para o tema da economia circular.

O LVpD recebe dois workshops, dias 20 e 27, sempre às 10 horas, o primeiro sobre consumo sustentável e economia circular e o segundo sobre “Ser sustentável e Saudável na cozinha. Como?”. Neste espaço vai estar ainda disponível uma ação, intitulada “QR Code dos Resíduos”, que a partir de dia 20 permite a dinamização de um peddy paper em formato digital.

Na Escola Secundária Fernando Caldeira, no dia 22 (14h30 e 15h30), terão lugar sessões de informação sobre reciclagem e no dia 25 será feita também uma sessão de sensibilização sobre compostagem (online e a partir das 18h30), dirigida a professores e/ou responsáveis pela compostagem nas Eco-Escolas do concelho.

Destaque para a conferência “As novas comunidades circulares”, que irá decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal, no dia 26, a partir das 14 horas, onde serão debatidos temas atuais e centrais como a implementação de projetos inovadores de recolha de resíduos, o desafio dos biorresíduos, a importância da comunicação e sensibilização ambiental, bem como as grandes empresas projetam soluções para a gestão dos seus resíduos.

Refira-se que, para cada uma das atividades, as inscrições, limitadas e obrigatórias, estão abertas e disponíveis em https://www.cm-agueda.pt/pages/1617 e nas páginas do Facebook da Câmara Municipal de Águeda e LVpD, onde também pode ser consultado o programa em detalhe.

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo