3,3 milhões de euros para a obra de remodelação e ampliação do Bloco Operatório do Hospital de Ovar

Data:

Os ministérios da Saúde e das Finanças autorizaram o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) a assumir um encargo de cerca de 3,3 milhões de euros para a obra de remodelação e ampliação do Bloco Operatório. Esta decisão do Governo permitirá, finalmente, a abertura do concurso público.

Recebemos esta notícia com alegria e emoção, uma vez que esta decisão do Governo é, sem dúvida, depois de tantos anos, o passo que nos faltava para avançarmos com uma antiga aspiração desta instituição hospitalar“, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, salientando que “estão agora reunidas todas as condições para a abertura do concurso público que deverá ocorrer já nos próximos dias“.

Para o responsável, “a notícia que abre caminho à concretização deste sonho, é resultado de um enorme esforço e luta de muita gente em torno de uma obra da maior importância para o nosso hospital e para toda a comunidade vareira“.

Para além de todo o trabalho de crescimento realizado em torno do nosso hospital, que duplicou em 4 anos o número de médicos existentes no mapa de pessoal, a viabilização deste investimento mostra, de forma inequívoca, que o Ministério da Saúde conta com este hospital para contribuir para a prestação de cuidados de saúde no contexto do SNS“, sublinha.

Luís Miguel Ferreira destaca o “enorme contributo” da tutela para que o processo seguisse o curso desejado, designadamente as equipas do Ministério da Saúde, da Administração Regional de Saúde do Centro e da Administração Central do Sistema de Saúde que, em articulação com o Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, “tudo fizeram” para ultrapassar todas as dificuldades que iam surgindo pelo caminho.

O presidente da instituição hospitalar aproveita a ocasião para agradecer ainda à autarquia que “sempre nos apoiou naquilo que foi sendo necessário neste longo percurso“; à SUCH- Serviço de Utilização Comum dos Hospitais “pelo magnífico e exigente projeto que desenvolveu“; ao PO Centro 2020 “pela aprovação da candidatura de co-financiamento comunitário“; às anteriores equipas diretivas do hospital “que desenvolveram também os seus esforços para viabilizar este projeto“, bem como a todos os profissionais desta instituição que, “com o seu trabalho diário, fazem com que, superiormente, acreditem em nós“.

Se alguém ainda tinha dúvidas quanto ao futuro deste hospital, deve olhar para a viabilização deste investimento e passar a acreditar naquilo de que somos capazes“, remata Luís Miguel Ferreira.

De acordo com as portarias publicadas em Diário da República na passada sexta-feira que vêm assegurar a contrapartida nacional, os encargos totalizam até 2023, para a obra e equipamento, cerca de 3,3 milhões de euros, investimento que conta com apoio comunitário máximo de 2,5 milhões de euros. Prevê-se que até ao final do 1º semestre de 2023 se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala de bloco operatório.

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar necessita de proceder à realização de obras de reabilitação/remodelação/ampliação do bloco operatório, celebrando para o efeito o respetivo contrato pelo período de 36 meses, pelo que se autoriza a respetiva assunção de compromisso plurianual“, refere o diploma.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend