Equipamentos municipais de S. João da Madeira vão passar a integrar a plataforma Google “Arts & Culture”

Data:

 Os acervos do Museu da Chapelaria, do Museu do Calçado e do Centro de Arte Oliva vão ser disponibilizados na Google “Arts & Culture”, uma plataforma online sem fins lucrativos que permite a qualquer pessoa conhecer, gratuitamente, museus e centros de arte de todo o mundo e descobrir, em cada um, as suas coleções e exposições temporárias.
 
Estes equipamentos culturais do Município de S. João da Madeira vão, assim, juntar-se a alguns dos mais importantes e representativos espaços do património museológico e artístico de Portugal, como o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional Ferroviário, o Museu Nacional Machado de Castro e a Fundação Serralves, entre outros.
 
Esta importante plataforma mundial será valorizada com os acervos industriais, técnicos e têxteis do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, bem como com a riqueza do património artístico da coleção de arte contemporânea “Norlinda e José Lima” e a singularidade da arte bruta da coleção “Treger Saint Silvestre”, ambas do Centro de Arte Oliva, além de outros elementos identitários da cidade.
 
O protocolo de colaboração entre o Google Cultural Institute e o Município de S. João da Madeira já foi assinado, pelo que, no novo ano, vão iniciar-se os trabalhados de preparação dos conteúdos sanjoanenses para integração nesta plataforma, estimando-se que, ainda em 2022, já haja informação acessível ao público por este meio.
 
Públicos diversificados
 
“Esta é uma ferramenta que abre um vastíssimo leque de oportunidades junto de públicos muito diversificados, como a comunidade escolar, os seniores ou a comunidade de investigadores e académicos”, destaca Joana Galhano, diretora do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado.
 
A responsável acrescenta que esta iniciativa proporciona “uma utilização adaptada à vontade e necessidades de cada um”, promovendo, paralelamente, “a descoberta in loco, por parte de visitantes e turistas, das cidades integrantes da plataforma e dos espaços culturais nela representados”.
 
Refira-se que, em Portugal, apenas 51 entidades estão representadas nesta plataforma, das quais 12 encontram-se na zona Norte do país: Porto (5), Bragança (5), Braga (1) e Lamego (1). Com os seus dois museus e Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira será uma importante adição para a diversidade cultural dos acervos nacionais, bem como para a representatividade do património cultural e artístico da região Norte, aproximando-se das cidades da região com mais equipamentos culturais na Google “Arts & Culture”.
 
Com esta parceria com a Google Arts & Culture, que ganha ainda mais relevo face ao contexto pandémico, os Museus da Chapelaria e do Calçado reforçam a sua aposta no digital, oferecendo o acesso gratuito a visitas virtuais, incluindo às suas novas exposições temporárias internacionais: “Francesco Ballestrazzi. Não é só um conto de fadas” (Museu da Chapelaria) e “Marloes ten Bhömer. O Ato de Caminhar”( Museu do Calçado). 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend