Câmara de Águeda promove exposição itinerante de trabalhos artísticos de alunos sobre o ambiente

Data:

A Câmara Municipal de Águeda está a promover uma exposição itinerante pelos agrupamentos escolares do concelho das telas resultantes do projeto “O meu ambiente, uma tela”, que desafiou precisamente as escolas a elaborarem trabalhos artísticos sobre o tema “Rios”. As 20 telas já estiveram expostas em vários espaços comerciais da cidade, num roteiro urbano que pôde ser apreciado no ano passado e que agora percorre as escolas.

Nas telas, tintas e pincéis entregues pela Autarquia em todas as escolas, os alunos/artistas criaram trabalhos originais com pinturas, colagens e outras técnicas que promovem a reutilização de materiais (como galhos e folhas, entre outros, que foram aplicados nas telas). Estes trabalhos demonstram o olhar dos alunos sobre o meio envolvente, “numa perspetiva muito interessante do nosso ambiente, com fauna e flora e onde é evidente um cuidado na valorização dos resíduos e na promoção e conservação da natureza”.

“Quisemos levar estes belos trabalhos realizados pelos alunos para poderem ser apreciados entre os seus pares, num regime de itinerância que, acreditamos, enriquece o conhecimento artístico e alerta, uma vez mais, para a importância da preservação ambiental e sustentabilidade do nosso território”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, agradecendo aos alunos e professores o empenho na realização destes “trabalhos artísticos impressionantes e de grande qualidade”.

Nestas 20 telas realizadas pelas diferentes escolas do Concelho, é feita uma sensibilização para a temática da preservação e valorização dos rios e ribeiras do Concelho. “Salvar os rios começa em casa” ou “Unidos pelo Cértima” são algumas das mensagens defendidas pelos alunos, que destacam ainda a importância de uma cidade “mais sustentável”, alertam para o consumo excessivo dos plásticos e consciencializam para a urgência de um maior nível de reciclagem, bem como demonstram a relevância de uma convivência harmoniosa e feliz entre a população (na cidade) e o ambiente (rios saudáveis).

A exposição esteve patente, no último mês (até hoje), na Biblioteca da EB 2,3 Fernando Caldeira, seguindo para a Escola Marques de Castilho; em abril, para Valongo do Vouga e, em maio, para a ES Adolfo Portela e Instituto Duarte Lemos.

Para mais informações sobre esta exposição, os interessados podem contactar a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, através dos seguintes contactos: [email protected] ou 234190182.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend