CMOvar cria fundo de cem mil euros para medidas especiais para a Ucrânia

Data:

No âmbito do projeto “Ovar/UCRÂNIA mais esperança”, foi ontem aprovada, em reunião da Câmara Municipal, uma proposta que contempla a atribuição de apoios a pessoas deslocadas da Ucrânia, com caráter de urgência, ao abrigo do Fundo de Emergência Social previsto no RASMO – Regulamento de Ação Social do Município de Ovar, tendo sido criado um fundo de cem mil euros para o efeito.

Assim, para além das bolsas de alojamento, emprego e voluntariado já criadas no âmbito deste projeto, bem como da apresentação de candidatura ao programa Porta de Entrada – Programa de Apoio a Alojamento urgente, e da outorga de protocolos/contratos com entidades terceiras para garantir alojamento temporário, a autarquia pretende implementar um conjunto de Medidas de Emergência, entre as quais, apoio ao arrendamento, contratos de arrendamento, apoio a saúde e medicação, apoio a encargos com instalações (água, saneamento, eletricidade e gás), cabazes alimentares, alojamento e alimentação e outros apoios ás famílias. Estas medidas são destinadas a cidadão nacionais da Ucrânia e seus familiares, isolados ou integrados nos respetivos agregados familiares que sejam acolhidos no concelho de Ovar.

De sublinhar que os apoios municipais a conceder deverão obedecer, com as devidas adaptações, aos critérios de atribuição definidos e aplicados para o Fundo de Emergência Social decorrente do RASMO.

No âmbito da mesma proposta, foi também aprovado o início do procedimento de alteração do RASMO, destinada a reforçar e manter, com caráter mais duradouro, aquelas e outras medidas de apoio a criar, tendo sido fixado o prazo de dez dias para a constituição de interessados, abdicando-se de audiência de interessados e de consulta pública, face à urgência da decisão e implementação célere das medidas.

Recorde-se que o projeto “Ovar/UCRÂNIA mais esperança” é uma iniciativa do Município de Ovar que pretende congregar esforços e respostas das autarquias locais, associações e coletividades, comunidade local e administração central, visando encontrar as melhores soluções para o povo ucraniano.
Trata-se de iniciativa com ações concretas, mas que também pretende potenciar o espírito hospitaleiro, acolhedor, de paz e bem-estar, criando uma corrente de energia positiva, de fé, esperança e amor.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend