Agenda Cultura São João da Madeira

Documentário sobre chapéus filmado em S. João da Madeira passa no Museu da Chapelaria

Projeção de “Mad About Hats/Loucos por Chapéus” constitui uma sessão especial do Cine S. João e marca o primeiro dia do programa “À Descoberta do Turismo Industrial”. A entrada é gratuita, sendo necessária inscrição prévia.

O documentário “Mad About Hats” – título que pode ser traduzido para “Doidos por Chapéus” – vai ser exibido, nesta sexta-feira, 8 de abril, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, concelho onde foram captadas muitas das imagens do filme.

A sessão, que conta com a colaboração do projeto municipal Cine S. João, está marcada para as 21h00 e é promovida no âmbito do programa de atividades “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se inicia precisamente nessa data, prolongando-se até 14 de abril.

“Mad About Hats” – realizado pelo cineasta belga Olivier Vandersleyen e filmado, em grande parte, em S. João da Madeira – é um documentário que olha para a história e para o papel do chapéu de feltro, como item de moda e como símbolo social, de etiqueta e da revolução industrial.

O documentário, com a duração de 60 minutos, aborda questões como a transformação do chapéu em item de luxo excêntrico e sofisticado, mas também em forma de expressão da personalidade de quem os usa. Revela também aspetos pouco conhecidos como o facto de os chapeleiros dos primórdios desta indústria terem realmente enfrentado o risco de enlouqueceram devido ao mercúrio usado na fabricação de chapéus. 

A entrada para assistir à projeção deste documentário é gratuita, sendo necessária inscrição prévia através do telefone 256 200 204 ou pelo “e-mail” [email protected].

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Send this to a friend