Documentário sobre chapéus filmado em S. João da Madeira passa no Museu da Chapelaria

Data:

O documentário “Mad About Hats” – título que pode ser traduzido para “Doidos por Chapéus” – vai ser exibido, nesta sexta-feira, 8 de abril, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, concelho onde foram captadas muitas das imagens do filme.

A sessão, que conta com a colaboração do projeto municipal Cine S. João, está marcada para as 21h00 e é promovida no âmbito do programa de atividades “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se inicia precisamente nessa data, prolongando-se até 14 de abril.

“Mad About Hats” – realizado pelo cineasta belga Olivier Vandersleyen e filmado, em grande parte, em S. João da Madeira – é um documentário que olha para a história e para o papel do chapéu de feltro, como item de moda e como símbolo social, de etiqueta e da revolução industrial.

O documentário, com a duração de 60 minutos, aborda questões como a transformação do chapéu em item de luxo excêntrico e sofisticado, mas também em forma de expressão da personalidade de quem os usa. Revela também aspetos pouco conhecidos como o facto de os chapeleiros dos primórdios desta indústria terem realmente enfrentado o risco de enlouqueceram devido ao mercúrio usado na fabricação de chapéus. 

A entrada para assistir à projeção deste documentário é gratuita, sendo necessária inscrição prévia através do telefone 256 200 204 ou pelo “e-mail” [email protected].

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend