Município de Águeda alerta para necessidade de separar, reutilizar e reciclar

Data:

A Câmara Municipal de Águeda adere, mais uma vez, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que este ano tem como tema de fundo “Têxteis Circulares & Sustentáveis” e que decorre de amanhã (dia 19) a 27 de novembro.

Iniciativa pretende chamar a atenção para adoção de hábitos de consumo sustentáveis, considerando que os têxteis são a quarta categoria que mais utiliza matérias-primas e água, logo a seguir à construção, alimentação e transportes. Neste sentido, a Comissão Europeia pretende promover a separação, reutilização e reciclagem dos têxteis, porque, como referem “o lixo está fora de moda”.

O Município de Águeda, que preconiza muitas medidas de sustentabilidade e educação ambiental, associa-se a esta dinamização, sensibilizando a população para a necessidade de reciclar, separar e reutilizar materiais, entre os quais o têxtil.

“Uma das áreas estratégicas municipais prende-se com a sustentabilidade ambiental, que se traduz na dinamização de vários programas, na implementação de diversas medidas e no desenvolvimento de um conjunto alargado de intervenções em todo o território”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, dando como exemplo o programa Eco-Escolas, as dinâmicas de educação ambiental nas escolas e junto dos vários públicos, as atividades realizadas no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização, as intervenções nos rios e ribeiras do concelho, a promoção da reciclagem, entre muitas outras. Refere ainda que “este ano, também a decoração de Natal vai ter um apontamento dedicado ao artesanato e à reutilização de materiais”.

Boas práticas que têm sido apontadas como exemplo por vários organismos, nacionais e internacionais, e que já resultaram em vários prémios, como a Bandeira Verde ECO XXI em que Águeda está no top 5 dos municípios mais sustentáveis do país; ou ter sido distinguido como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, em Atenas (Grécia).

Entre as várias iniciativas que desenvolve ao longo de todo o ano, está a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e o Dia da Floresta Autóctone, associando-se à estratégia de sensibilização internacional para esta temática.

Este ano, para além das várias atividades a realizar durante toda a semana promovidas pelo Município de Águeda, de destacar a presença de Aurea, no dia 24 de novembro (14h30), que virá apresentar, no Centro de Artes de Águeda, o “Planeta Slow”, um projeto pedagógico desenvolvido em coautoria com a betweien, que tem como propósito educar para a sustentabilidade, nas suas diferentes dimensões (social, económica e ambiental), sensibilizando e dotando os jovens de ferramentas que os auxiliem na adoção de comportamentos individuais e coletivos responsáveis e sustentáveis. Uma ação dirigida aos alunos do Ensino Secundário do concelho e que poderão assistir a uma performance teatral e algumas músicas cantadas pela artista Aurea.

Após o evento, serão entregues as distinções “Escolas Sustentáveis”, atribuídas pela Agência para a Sustentabilidade e Competitividade, que premiou três escolas do concelho (EB n.º 2 de Aguada de Cima, Escola Básica António Graça e EB 2,3 Professor Artur Nunes Vidal) pelos bons resultados alcançados em medidas que procuraram fomentar a mudança e adoção de comportamentos mais sustentáveis, redução de consumos, entre outros.

No âmbito da programação desta semana temática, o Laboratório Vivo para a Descarbonização vai realizar um workshop sobre “Têxteis vivos” (dia 19 de novembro) e uma “Conversa de gente verde – cidades sustentáveis”, em formato online (dia 25 de novembro).

Está prevista ainda uma ação de sensibilização com material didático do Pacto dos Plásticos, na EB Fernando Caldeira, no dia 24 de novembro, e no dia seguinte, na mesma escola decorrerá a iniciativa Planetário ERSUC.

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, que será assinalada no dia 23, haverá uma ação de sensibilização com plantação de árvores e diversas plantas, na Escola Secundária Adolfo Portela e Escola Professor Artur Nunes Vidal.

De referir que a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos. As ações desenvolvidas no âmbito desta semana focam os 3R’s: Redução do consumo, Reutilização de produtos e materiais e Reciclagem de resíduos.

Neste âmbito, de realçar o trabalho realizado pelo Município de Águeda, nomeadamente com a dinamização da Máquina de Resíduos (colocada junto ao Mercado Municipal e que neste momento está em fase de reestruturação), a máquina compactadora de papel e os ecopontos espalhados pelo concelho, onde tem havido um aumento no número de materiais recolhidos e enviados para a ERSUC.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend