Concurso de leitura “Ílhavo a Ler +” já arrancou nas escolas

Data:

Já se encontra a decorrer nos agrupamentos de escolas do Município de Ílhavo a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, que a nível local assume o nome “Ílhavo a Ler +” e é promovido pela Rede de Bibliotecas de Ílhavo, no âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura. 

O concurso é dirigido a todos os alunos desde o 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) até ao ensino secundário das escolas públicas do Município de Ílhavo, podendo-se inscrever no respetivo estabelecimento de ensino. 

Os concorrentes são agrupados em quatro categorias – uma por cada ciclo de ensino – e o concurso decorre em diferentes fases. Na primeira (a fase escola), até final de dezembro, cada agrupamento de escolas seleciona dois vencedores e um suplente em cada categoria, para estarem presentes na final.  

Na segunda etapa (fase municipal), que se realiza na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a 25 de fevereiro de 2023, estarão presentes os vencedores da fase anterior, e aí realizarão uma prova pública. Nesta fase será selecionado um vencedor em cada categoria, que representará o Município de Ílhavo na final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) que se realizará em Ovar, a 1 de abril de 2023. Caso seja vencedor desta fase, representará o Município de Ílhavo e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura a 3 de junho de 2023 com local a indicar. 

Este concurso tem como objetivos promover a leitura, assumindo-a como um fator de desenvolvimento individual; enriquecer as competências dos leitores, desenvolvendo a ação de professores e mediadores de leitura, em contextos formais e informais; atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação da literacia; intensificar o contacto com o livro e a leitura, na biblioteca, em sala de aula, em contexto familiar ou social. 

As Normas de Participação 2022/2023 estão disponíveis nos websites do Município de Ílhavo e Biblioteca Municipal de Ílhavo.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend