Troféu de Trail Terras de Águeda ambiciona ser referência nacional

Data:

Aumento do valor de prémios e mais duas categorias são as grandes novidades para a edição de 2023 do Troféu de Trail Terras de Águeda. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Águeda, na sexta-feira, ao final do dia, na entrega dos prémios da edição deste ano.

Na cerimónia, que encheu o Salão Nobre, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou não só a competição propriamente dita, como as entidades envolvidas na sua organização (clubes, associações e Juntas de Freguesia) e os voluntários que se associaram na preparação de cada trail e no acompanhamento dado a cada prova ao longo do ano.

“Este troféu é interessante e desperta a competitividade saudável entre todos”, disse o Edil, destacando a colaboração entre as várias entidades unindo todo o concelho num mesmo propósito. “Quando conseguimos congregar tanta gente para o mesmo tipo de prática é sinal de que estamos bem”, declarou.

Para Jorge Almeida, este troféu contribuiu para a afirmação e notoriedade de Águeda, um Município que é apontado como exemplo e referência em muitas matérias, nomeadamente no ambiente e sustentabilidade, em que é colocado em lugares cimeiros de rankings nacionais e internacionais por entidades independentes e acreditadas.

“O nosso concelho tem grandes marcas, como o empreendedorismo, os chapéus e os eventos que realizamos, como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal, e também na forma de estar no desporto e no desporto adaptado”, frisou, acrescentando que “este troféu permite levar o desporto a zonas mais recônditas do nosso concelho”.

Também Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou a organização exemplar, o envolvimento de voluntários e das diferentes Juntas de Freguesia, bem como o apoio da equipa de técnicos municipais, na promoção e dinamização deste troféu que agrega, de facto, todo o concelho em torno do desporto e da prática de atividade física.

“Estamos a falar de 560 quilómetros percorridos, 11 provas, envolvendo mais de 4500 participantes em prova, 11 associações, mais de 300 voluntários e mais de 6.000 euros em prémios. Mais do que números, estes valores indicam um trabalho intenso realizado ao longo de nove meses e demonstram a capacidade de cooperação entre as diferentes entidades na dinamização desportiva e na promoção do nosso território”, disse Edson Santos.

Isto porque, a par da competição propriamente dita, este troféu promove os vários trails que estão dispersos pelo concelho. “Este tipo de eventos, para além da competição, promove a nossa gastronomia, a simpatia das nossas gentes e a capacidade de organização; a imagem de Águeda é também o desporto”, salientou, acrescentando que esta é uma prova que irá continuar a crescer.

“Queremos ser referência em tudo o que fazemos, também no desporto”, disse Edson Santos, ambicionando que “este troféu seja uma referência a nível nacional”.

Continuando a aposta estratégica neste domínio, a Câmara de Águeda vai aumentar o valor de prémios para a competição do próximo ano, de 6 para 8 mil euros, e vai criar duas novas categorias: prémio equipa e prémio de escalão.

Premiados

Trail 15km- Masculino

1º João Coentrão (Grupo Recreativo Eirense)

2º Davide Silva (Desportivo Atlético Recardães)

3º Márcio Cruz (Escola Atletismo Coimbra)

Trail 15km- Feminino

1º Felícia Fernandes (Trail Bela Bela)

2º Daniela Silva (Sporting Clube Paradela)

3º Cleide Martins (Cleide Martins Gabinete de Fisioterapia)

Trail 25km- Masculino

1º Pedro Garrido (Opraticante.pt)

2º João Santos (Dura-F1 Raceteam)

3º Paulo Matos (Fox running team)

Trail 25km- Feminino

1º Patrícia Silva (GDCR – Grupo Desportivo e Cultural de Recardães)

2º Ana Melo (Saca Trilhos Anadia)

3º Diana Pires (Haertha/TendernessCapacity-trail running team)

Prémio Campeão

João Coentrão (Grupo Recreativo Eirense – Trail 15km- Masculino)

Felícia Fernandes (Trail Bela BelaTrail – 15km- Feminino)

Pedro Garrido (Opraticante.pt – Trail – 25km- Masculino)

Patrícia Silva (GDCR – Grupo Desportivo e Cultural de Recardães – Trail 25km- Feminino)

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend