Hospital de Ovar implementa sistema de reconhecimento de voz no serviço de radiologia

Data:

O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) acaba de implementar o sistema de reconhecimento de voz “Nuance Dragon Medical 360 Network Edition”, que suportará parte significativa da atividade do serviço de radiologia.   

O novo sistema – adquirido no âmbito do projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020 – “tem o potencial de otimizar o processo de produção de relatos clínicos, reduzindo a carga administrativa dos profissionais, melhorando, consequentemente, a qualidade do serviço e as interações médico-paciente”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.       

A transformação digital que estamos a viver e a aplicação da tecnologia à saúde está a ser responsável por grandes mudanças no setor, melhorando de forma significativa o serviço prestado em várias frentes, sendo este é mais um exemplo. Estas matérias são uma prioridade para o Hospital de Ovar, em harmonia com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) neste contexto e da estratégia perseguida com o projeto ‘HOSP: Hospital de Ovar sem papel’ já vencedor do Prémio Saúde Sustentável”, acrescenta.      

Segundo a responsável do Serviço de Imagiologia, Salomé Araújo, “esta solução é uma excelente ferramenta de produtividade que permitirá a elaboração de relatórios de exames de uma forma mais rápida e eficaz e com um único interveniente, o médico”. 

O sistema de reconhecimento de voz “Nuance Dragon Medical” permite ditar texto em vez de o digitar. É uma solução que funciona usando modelos acústicos e estatísticos sofisticados, adaptando-se, rapidamente, ao utilizador de várias maneiras, familiarizando-se com o som da sua voz, bem como das palavras específicas usadas nos ditados.  Ou seja, quanto mais o software é utilizado, mais oportunidades este vai tendo de se adaptar ao utilizador, tanto em termos de acústica quanto de linguagem.   

O projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000355), pretende imbuir os serviços clínicos e não clínicos de um espírito de melhoria contínua na caminhada da transformação digital.    

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend