Rota dos Moinhos de Portugal avança com investimento superior a 260 mil euros

Data:

Após a distinção pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e pelo Turismo de Portugal e garantido o financiamento público foi, no dia 23 de fevereiro de 2023, oficialmente constituída a rede nacional Rota dos Moinhos de Portugal, desenvolvida pelos Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos. A sessão teve lugar nos Paços do Município de Albergaria-a-Velha, sendo a Autarquia Albergariense a entidade líder do projeto, que vai implicar, numa primeira fase, um investimento de 269 mil euros, 90% dos quais financiados pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos de Portugal propõe trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com as ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional. Com a criação da Rota, pretende-se estruturar e centralizar a oferta existente que permita aos turistas visitar os destinos de forma informada, usufruindo de um ecossistema que lhes permita viver a experiência na sua plenitude.

Com um produto turístico inclusivo e acessível, prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente, unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a estadia, o número de dormidas e consequentemente as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único.

Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, bem como vários programas de experiências (oficinas de confeção de pão, desportos radicais, visitas encenadas, trilhos, eventos temáticos) e percursos de visitação que podem ser melhor estruturados e potenciados numa lógica de trabalho em rede. Salienta-se igualmente que nos cinco municípios existem 37 empreendimentos turísticos, 169 alojamentos locais, 32 agentes e animação turística e 242 restaurantes.

Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai implementar as seguintes ações: criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend