Câmara de Águeda promove Congresso de Educação e Saúde Mental

Data:

A Câmara Municipal de Águeda promove, no próximo dia 8 de março, no Centro de Artes de Águeda, o I Congresso de Educação e Saúde Mental – Caminhos a trilhar.

“Procuramos, com este congresso, promover a discussão desta problemática, com diferentes e complementares agentes das áreas da educação e da saúde mental”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este é um tema com “uma relevância enorme nos dias de hoje”.

As estatísticas, números e estudos da área “apontam para um agravamento da saúde mental da população em geral, sobretudo das nossas crianças e jovens”, uma realidade a que “não podemos ficar indiferentes, disse a responsável autárquica.

“Em Águeda, apostamos na implementação de políticas de intervenção precoce, ao nível da terapia da fala e sobretudo no que concerne ao tema deste congresso, à gestão das emoções e à intervenção psicológica, desde o pré-escolar, porque acreditamos no impacto positivo que têm no bem-estar dos nossos alunos”, sublinhou Marlene Gaio, esperando que neste encontro haja uma partilha, troca de conhecimentos e de ideias para serem implementadas “nas nossas comunidades educativas, de forma a que os nossos jovens possam ser cada vez mais otimistas, positivos, resilientes e capacitados para lidarem com as frustrações e as contrariedades da sua vida”.

Programa

O Congresso terá início às 9h30, com a receção dos participantes, sendo que a sessão de abertura, agendada para as 10h30, contará com as intervenções de Marlene Gaio (Vereadora da Educação e Ação Social da Câmara de Águeda), de Sofia Ramalho (Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses) e de um membro do Governo (a designar).

“A importância da Saúde Mental”, “A Escola e a Saúde Mental – Caminhos a trilhar”, “A importância dos projetos de impacto social”, “O papel da Escola na Promoção da Saúde Mental”, “O papel das autarquias na promoção da Saúde Mental” e “O humor e a Saúde Mental” são os temas em discussão neste congresso.

Entre os diferentes agentes das áreas da educação e da saúde mental presentes no evento contam-se, por exemplo, Melanie Tavares (Instituto de Apoio à Criança), Paula Figueiras Carqueja (Associação Nacional dos Professores), Filinto Lima (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Rosa Madeira e Sandra Soares (Universidade de Aveiro) e o humorista Raminhos.

Na sessão de encerramento, prevista para as 18h15, estão programadas as intervenções de Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda; Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social; e Luís Alves, diretor da Agência Nacional Erasmus+.

O evento, de participação gratuita, tem inscrições abertas até dia 6 de março, através do link https://www.cm-agueda.pt/pages/1688, onde pode também ser consultado o programa completo.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend