Câmara de Águeda atribui mais de 587 mil euros às associações desportivas do concelho

Data:

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, ontem, em reunião de Executivo, mais de 587 mil euros (587.477,45 euros) a associações e coletividades do concelho e ainda 39.017,78€ a atletas individuais (atividades e mérito desportivo) para a época 2022/2023.

“O Município reconhece o papel que as diferentes associações e coletividades desportivas têm tanto na promoção e dinamização do desporto, como na formação desportiva, proporcionando aos jovens do concelho a oportunidade de praticarem alguma modalidade, seja de uma forma amadora ou mesmo competitivamente”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que os valores atribuídos, para além do apoio à atividade regular das estruturas associativas por todo o concelho, procuram contribuir para um aumento do número de praticantes de desporto.

A promoção de políticas desportivas e de incentivo à prática de atividade física é uma “aposta sustentada e estratégia do Município”, através de várias medidas que não só “demonstram uma dinâmica desportiva em várias modalidades e em todo o concelho”, como são um referencial de boas práticas. Iniciativas como o “Troféu Terras de Águeda”, “Caminhar pela Natureza” ou “Pedal in Águeda” são exemplos de atividades promovidas pelo Município de Águeda, que mobilizam os cidadãos em torno da prática de atividade física.

Entre as políticas desportivas que são desenvolvidas para aumentar a consciência da importância da prática da atividade física como elemento de saúde contam-se o Desporto Escolar (procurando captar os jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, combatendo problemas como a obesidade infantil); o Desporto Feminino (com um grande número de praticantes federadas em várias modalidades); e o Desporto Adaptado (em várias modalidades), uma ferramenta de integração e inclusão e que torna Águeda cada vez mais uma referência nessa área.

De recordar a este propósito que, ainda este ano, a Câmara de Águeda foi distinguida entre as autarquias que fazem parte dos Municípios Amigos do Desporto (MAD), pelo Programa Municipal de Desporto para Todos, voltando a ser destacada “pelas políticas de promoção e dinamização desportiva promovidas junto dos vários públicos, independente das suas características físicas, (in)capacidades ou idade”.

Os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades e dos atletas individuais e de resultar de um trabalho de proximidade e de parceria estratégica com as várias associações e clubes, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.

De salientar ainda o apoio extraordinário concedido para as iniciativas que se enquadram numa estratégica de desenvolvimento desportivo e turístico do concelho e que permitem incentivar as diferentes modalidades desportivas em Águeda, bem como a captação de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano.

Assim, os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 31 associações desportivas de todo o concelho, que apresentaram 173 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:

– 51 referentes à execução do plano de atividades;

– 2 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;

– 23 para aquisição de material ou equipamento desportivo;

– 13 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);

– 10 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;

– 22 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;

– 4 para apoio social na área desportiva;

– 6 para a aquisição de viaturas;

– 5 apoios de Mérito Desportivo coletivo;

– 6 para apoio à execução de obras de conservação ou construção.

Acresce a estes incentivos, no total de 587.477,45 euros, o concedido a 31 atletas que, de forma individual, se candidataram a este Programa de Apoio Desportivo, no valor de 39.017,78 euros, o que reflete um investimento municipal, na época desportiva de 2022/2023, de 626.495,23 euros.

Refira-se que deste montante já foram transferidos 52.626 euros para as coletividades em outubro de 2022, respeitantes aos adiantamentos de verba solicitados no início da época e 80.000 euros referem-se ao valor já atribuído à ACTIB – Águeda Action Club para a realização do Mundial de Motocross 2023 e cujo protocolo foi assinado esta semana.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend