Festa do Pão de Vale de Ílhavo acolheu 20.000 visitantes e uniu a comunidade

Data:

Entre sábado e domingo, a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” utilizou centenas de quilos de farinha de trigo para o pão, mais algumas dezenas de quilos de chouriça e bacalhau, que deram forma a milhares de pães recheados, cozidos em forno a lenha no recinto do evento. 

Os Cardadores de Vale de Ílhavo assumiram o serviço de bar e serviram várias dezenas de pão com bifanas. 

Os Folhados de São Salvador também marcaram presença no evento, tendo-se comercializado centenas desta iguaria doce da Freguesia sede do Município.  

As oito padeiras de Vale de Ílhavo presentes na festa produziram com grande esforço o máximo que puderam. Foram milhares as unidades de Pão de Vale de Ílhavo, entre folares com e sem ovos, de diversos tamanhos, padas e broa simples ou de abóbora, que rapidamente esgotaram, tal foi o entusiasmo do público com origens diversas do nosso país. Regista-se a visita de pessoas que fizeram centenas de quilómetros para visitar a festa. 

Além de todo o pão que fez as delícias dos visitantes, houve horas de animação, música, ateliês e histórias encenadas. E, a acima de tudo, cumpriu-se o objetivo de promover e valorizar o pão de Vale de Ílhavo, envolvendo o tecido associativo local e a comunidade. 

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo 2023 começou na noite de 10 de março, em Vale de Ílhavo, com a “Porta Aberta”, iniciativa que mostrou a 100 “curiosos” como se confeciona o tradicional pão de Vale de Ílhavo, em forno a lenha. 

No dia 16 de março, num programa exclusivo às escolas, 116 crianças participaram no projeto educativo “Da Semente ao Pão”, que contou com a colaboração da agricultora Manuela Nunes, das moagens Carlos Valente e Grave e da padeira Maria Fernandes. 13 alunos da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, da turma de Artes do 12.º ano, criaram aventais personalizados, que foram, depois, oferecidos às padeiras. 

O dia 17 de março foi exclusivo ao público sénior, envolvendo 12 IPSS de Ílhavo, Aveiro, Águeda e Ovar, num total de 200 pessoas. 

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo encerrou ao final da tarde de domingo com “Nem só de pão”, um espetáculo que envolveu 30 pessoas da comunidade de Vale de Ílhavo, entre elementos da banda de percussão Toca Baldar, algumas padeiras e os Cardadores. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo superou as espectativas. “Homenageámos as nossas Padeiras e Padeiros, bem como as duas Moagens que continuam em funcionamento em Vale de Ílhavo. Demos “palco” às Associações daquela localidade, “Os Baldas” e os Cardadores, à Junta de Freguesia de São Salvador, que promoveu o seu Folhado, e colocámos produtores locais em contacto com as Escolas, promovendo a agricultura e incrementando o comércio e a restauração locais. A afluência quase duplicou e as vendas por unidade de produtos triplicaram. O Jardim Henriqueta Maia ganhou vida com as pessoas, música itinerante e uma Mostra de Artesanato e Velharias. O investimento realizado pela autarquia beneficiou a comunidade.”  

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend