Albergaria com visitas aos moinhos e oficinas de pão este fim de semana

Data:

Na manhã de sábado, dia 15, às 10h, ruma-se em direção à Freguesia de Ribeira de Fráguas para uma visita ao Moinho de Baixo e aos Moinhos da Quinta da Ribeira, que estarão em funcionamento. Uma hora mais tarde, o percurso leva os participantes até à sede da Donaldeia, em Telhadela, onde será dinamizada uma oficina do Ciclo do Pão.

À tarde, sobe-se até Vilarinho de São Roque, Aldeia de Portugal. Após uma visita aos Moinhos do Regatinho às 14h, será realizada a oficina “Do Moinho à Mesa”. Uma hora mais tarde, parte-se à descoberta dos encantos da aldeia numa visita guiada e, pelas 17h, tem lugar a atividade “Broa ao Forno”. As doses de energia têm de continuar elevadas pois, às 17h30, haverá uma caminhada guiada pelo PR1 – Trilho do Linho.

Na manhã de domingo, dia 16, o aniversário da Rota dos Moinhos entrecruza-se com o aniversário do Polo de Albergaria-a-Velha do Centro Municipal de Marcha e Corrida. Os caminhantes vão partir (percurso de 7 km) ou passar (percurso de 12 km) pelo Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim, onde poderão conhecer o engenho enquanto recompõem energias num ponto de abastecimento. Para quem quiser ficar a descansar junto do moinho, haverá a confeção de Pão com Chouriço a partir das 10h, numa dinamização da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

A finalizar o programa de aniversário, na tarde de 16 de abril, as pessoas participantes podem visitar os Moinhos do Porto de Riba (Soutelo – Branca), o Moinho de São Marcos de Baixo (São Marcos – Albergaria-a-Velha), acabando o dia na Atafona do Sobreiro.

As comemorações do 9.º aniversário da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha integram a programação geral da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos.

Nestes municípios existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados vários programas de experiências numa lógica de trabalho em rede.

A Rota dos Moinhos de Portugal propõe-se a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional. Com a criação da Rota, pretende-se estruturar a oferta num produto turístico inclusivo e acessível e integrado que permita aos visitantes uma experiência única.

Prevê-se capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim, mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente e unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único e identitário das comunidades rurais.

Pretende-se assim potenciar este património tão singular, e diferenciado em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis e que, a médio prazo, poderá constituir-se um atrativo para dinamizar outros territórios que possam aderir à Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend