Dia nacional do AR – Melhor ar na Europa, no país e nas cidades

Data:

Este ano, o evento comemorativo sob o tema “Melhor Ar na Europa, no país e nas nossas cidades!”, decorrerá no dia 12 de abril, pelas 14h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Conta com representantes de autoridades nacionais, regionais e locais da área da qualidade do ar, de uma entidade regional da saúde e de uma organização não governamental de ambiente para uma reflexão sobre os desafios atuais e os necessários compromissos futuros no domínio da qualidade do ar, com destaque para a importância da coerência entre a atuação dos diversos níveis de governação para se atingir um melhor ar e melhor saúde para os cidadãos.

Em setembro de 2022 a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou as suas diretrizes relativas à qualidade do ar com base nas mais recentes evidências científicas tendo em vista a redução dos impactes da poluição do ar na saúde.

Em resposta, a Comissão Europeia, em outubro de 2022, elaborou a proposta de revisão da legislação existente “diretiva relativa à qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa”, que estabelece novos e mais ambiciosos padrões de qualidade do ar na UE para 2030, alinhados com as recomendações da OMS, e para se atingir o objetivo de poluição do ar zero até 2050, em sinergia com as ações para a neutralidade climática.

A proposta preconiza alterações às regras de monitorização e modelação da qualidade do ar, bem como a atuação numa abordagem preventiva, e o suporte e apoio às autoridades locais para uma ação mais eficiente e eficaz na melhoria da qualidade do ar.

O processo de negociação em curso colocará novos desafios a Portugal que ainda não logrou cumprir os objetivos atualmente em vigor, sobretudo para o dióxido de azoto nas grandes cidades, devido ao tráfego automóvel.

Este Dia Nacional do Ar foi instituído em 2019, pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019, de 10 de abril.

A sessão poderá ser acompanhada presencialmente, com inscrição aqui (gratuita mas obrigatória, até dia 11 de abril, às 12h00) ou online no canal de YouTube da APA.

O programa da sessão pode ser consultado no site da APA.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend