“Águeda Bike 4 Kids” volta a “pedalar” nas escolas

Data:

A Câmara Municipal de Águeda promove a 4.ª edição do “Águeda Bike 4 Kids”, um projeto pedagógico que tem como objetivo ensinar as crianças entre os 4 e os 12 anos a andar de bicicleta ou a melhorarem as suas competências. Esta iniciativa arranca a 6 de maio, prolongando-se até ao dia 24 de junho e as inscrições estão abertas.

Com este projeto, que iniciou no ano 2020, no âmbito do programa municipal “Pedal in Águeda”, “procuramos, por um lado, sensibilizar os mais novos para os benefícios da atividade física e para a mobilidade sustentável, ao mesmo tempo que proporcionamos a oportunidade dos mais novos aprenderem a andar e a utilizar a bicicleta de forma segura e consciente”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, lembrando que nesta ação são ensinadas as regras básicas de como se movimentar de bicicleta no espaço urbano.

O “Águeda Bike 4 Kids”, que concretiza um dos objetivos estratégicos do Município, nomeadamente no que se refere à promoção da mobilidade suave e aumentar o número de praticantes de atividade física, tem se revelado um sucesso a cada edição, com as vagas disponíveis a serem esgotadas. Este ano, o limite de inscrições foi alargado para 50 crianças.

“É desde pequenos que começamos a trabalhar as questões de sensibilização, motivando a alteração de hábitos ambientalmente mais sustentáveis e conscientes e este programa é uma forma muito eficaz de promover essa mudança de paradigma”, defendeu ainda Edson Santos, lembrando que os praticantes podem, neste projeto, desenvolver aptidões mais competitivas ou meramente lúdicas, aproveitando os trilhos espalhados pelo concelho.

No “Águeda Bike 4 Kids” serão dadas sete aulas, sempre aos sábados de manhã, nos meses de maio (6, 13, 20 e 27) e junho (3, 17 e 24), que estão divididas em três níveis, da seguinte forma: crianças que não sabem andar de bicicleta (nível 1); crianças que sabem andar mas necessitam de mais competências (nível 2); e crianças que sabem andar bem e que querem praticar as modalidades (ciclismo ou BTT – nível 3).

Deste modo, as crianças que estejam nos níveis 1 e 2 vão ter aulas na Escola Básica Fernando Caldeira, enquanto que as do nível 3, terão a sua formação específica e prática de BTT no Águeda Bike Park.

As aulas iniciarão com uma exposição pedagógica sobre as componentes da bicicleta e ainda sobre as regras de segurança rodoviária, que decorrerá na EB Fernando Caldeira para todos os níveis de formação. As aulas para as crianças do nível 3 transitarão para o Águeda Bike Park após esta formação inicial comum.

Para 24 de junho, data final da formação, as crianças de todos os níveis juntar-se-ão para um passeio urbano de bicicleta, em que todos os alunos poderão aplicar, em contexto real, as competências aprendidas. Neste passeio pela cidade, é incentivada a participação dos pais ou outros familiares que se queiram associar.

Refira-se que o Águeda Bike 4 Kids conta com a parceria do Clube Desportivo Águeda Bike Friends (BTT). Com vagas limitadas até 50 crianças, as inscrições estão disponíveis através do link https://forms.gle/9umVqcXgUv3F93BP9.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend