Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda – “Cada momento conta”

Data:

“Cada dia é uma nova oportunidade para que as pessoas com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) vivam momentos que valem toda uma vida. “Cada momento conta” é este o mote da campanha “Mais Momentos com aLMA”, relançada esta sexta-feira, dia em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A campanha é promovida pela Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

“Mais Momentos com aLMA” é uma campanha digital que contempla a divulgação de um vídeo com forte impacto emocional de forma a aumentar a consciencialização para a doença. O vídeo da iniciativa estará disponível nos canais digitais dos parceiros. Em paralelo, pretende-se convidar os portugueses a tornar esta efeméride mais especial, ao partilhar momentos especiais nas redes sociais com a hashtag #maismomentoscomaLMA.

Esta é a mais comum das leucemias agudas, sendo responsável por cerca de 25% dos casos. Atualmente o número de pessoas que vivem com LMA é cada vez maior e a esperança média de vida destas pessoas tem também vindo a crescer. Um diagnóstico e tratamento precoce podem aumentar a probabilidade de sobrevivência destes doentes. Por isso, é tão importante um diagnóstico e tratamento precoce de forma a reduzir o impacto da doença na qualidade de vida dos doentes”.

“A LMA é uma doença com altas necessidades médicas: trazer opções de tratamento inovadoras para atender a essas necessidades é da maior prioridade e é fundamental para melhorar os resultados e a qualidade de vida das pessoas que vivem com esta doença”, refere Caterina Golotta, Diretora médica da AbbVie Portugal.

Estima-se que em Portugal todos os anos sejam diagnosticados 190 novos casos de LMA1. É um cancro raro e agressivo do sangue e da medula óssea que interfere no desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis. Apenas dois em cada 10 doentes com LMA com mais de 70 anos alcançam os 2 anos de sobrevivência2. Um diagnóstico de LMA afeta significativamente todos os aspetos da vida de um doente, cuidador e família, durante o diagnóstico, tratamento e recuperação.

Esta iniciativa é realizada pela AbbVie Portugal em parceria com as entidades referidas: Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

José Vieira
José Vieira
Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend