Câmara de Águeda aumenta investimento e fecha ano com saldo muito positivo

Data:

“Os números falam por si e revelam aumentos significativos ao nível tanto da receita como da despesa, o que quer dizer que indiscutivelmente houve mais investimento e uma maior receita do que nos anos anteriores”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre o relatório de contas relativo a 2022, aprovado, quinta-feira, em reunião de Câmara.

Os resultados obtidos são, sublinha, fruto de uma “gestão rigorosa, cuidada, empenhada e transparente”, espelham, “de uma forma clara e inequívoca, os compromissos assumidos num ano particularmente difícil e extremamente marcado pela incerteza e instabilidade” e reforçam “a confiança na resiliência destes servidores públicos para os tempos que aí vêm, mas também na capacidade de superação da sociedade civil que continua a arriscar e a crescer”.

As contas certas apresentadas, de forma consistente pelo Executivo, têm permitido ao Município “ter disponibilidade financeira para oferecer uma resposta completa perante a ameaça que nos atingiu nos últimos anos, garantindo um nível de proteção social e económica que em anteriores circunstâncias não seria possível e que nos permita corresponder às vicissitudes que se perspetivam para um futuro muito próximo”.

A Câmara obteve, em 2022, uma receita de 37.053.521,15 euros, uma despesa de 34.783.319,74 euros e um resultado líquido positivo superior a 1,19 milhões de euros (1.196.169,80 euros).

“Os resultados que apresentamos são manifestamente positivos, tendo em conta tanto as muitas obras e investimentos que realizámos por todo o concelho como os apoios que continuamos a conceder às diversas instituições para fazerem face às dificuldades sentidas na pós-pandemia e na conjuntura que vivemos”, declarou Jorge Almeida, acrescentando que as contas apresentadas são tanto mais expressivas pelo facto de que os impostos em 2022 terem continuado em valores mínimos (IRS e IMI), “essenciais para apoiar as famílias e as empresas”.

As contas municipais de 2022 apresentam uma dívida efetiva de 1,1 milhões de euros, que se referem essencialmente a fornecedores, que respeitam a faturas que se encontravam em conferência e dentro dos prazos de pagamento contratuais. Os prazos são de 24 dias, não havendo pagamentos em atraso.

Os restantes valores apontados como dívida referem-se às normais obrigações que têm que ver com impostos vencidos a 31 de dezembro e cujo pagamento é efetuado nos meses do ano seguinte, bem como respeitam às garantias bancárias e cauções das empreitadas em curso, e as contribuições salariais dos trabalhadores municipais referentes aos últimos meses do ano e em prazo de pagamento.

No que se refere à dívida bancária, a Câmara de Águeda, durante o ano 2022 voltou a não efetuar novos financiamentos, estando a autarquia a pagar, unicamente, os empréstimos contratualizados há mais de uma década, com uma dívida, a 31 de dezembro de 2022, de 209.036,38 euros (que reflete uma amortização de 89.551,92 euros face a 2021).

As contas de 2022 revelam, concluiu Jorge Almeida, “um esforço e equilíbrio financeiros”, fruto de “uma boa e exemplar gestão”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend