Em São João estudantes apresentaram ideias de negócio com base no conceito de economia circular

Data:

As instalações da Sanjotec receberam a sessão de apresentação dos projetos finalistas da fase regional da segunda edição do Concurso de Ideias Atégina, que chegou a todos os Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e ao Centro de Educação Integral (CEI(, promovendo a chamada economia circular, baseada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem, alargando do ciclo de vida dos produtos e preservando o ambiente.

Foram mais de 300 estudantes que participaram neste programa de capacitação, que decorreu de janeiro a abril, tendo resultado num total de 68 ideias de negócio no âmbito da economia circular, desenvolvidas ao longo das várias sessões de trabalho junto da comunidade escolar (do 9º ao 12º ano).

Neste mês de maio, realizou-se, então, a apresentação dos 15 projetos finalistas selecionados, com o 1.º prémio a distinguir a ideia “Minuto Circular”, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior. Na segunda posição, ficou “SP SAVE”, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e, em terceiro, “TECHCYCLE”, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

O Município de S. João da Madeira esteve representado pelo presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, pela presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, pelo vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, e pela vereadora da educação, Irene Guimarães. O Júri avaliador dos projetos finalistas incluiu também a Raisen’Go, uma empresa incubada na Sanjotec.

Projeto sanjoanense premiado

na fase nacional de 2022

Procedeu-se ainda à entrega de prémios da fase nacional da 1.ª edição deste concurso de ideias, que decorreu em 2022, sendo que, na categoria relativa ao ensino secundário, a proposta vencedora foi desenvolvida pelas alunas Luana Araújo dos Santos e Paula Daniela da silva Pereira, da Escola Serafim Leite, de S. João da Madeira, com o projeto “Build a home to the pets”, que teve o apoio das professoras Isabel Valente e Anabela Costa.

Na categoria dirigida a estudantes do ensino superior, o 1.º prémio na 1.ª edição do concurso de ideias Atégina foi entregue a Estevan Versolato, José Lemos e Marcelo Sequeira, com o projeto “WineLees”.

O Atégina é uma das atividades do projeto Startup Zero – com financiamento Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu –, desenvolvido por um consórcio formado por entidades ligadas à área tecnológica, do qual faz parte a Sanjotec, parque de ciência e tecnologia resultante da iniciativa estratégica do Município de S. João da Madeira e que visa apoiar técnica e cientificamente a comunidade empresarial.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Águeda, feira promove Desporto Saúde e Bem-Estar

A Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar vai decorrer...

Concurso público para construção do edifício sede da CER em Águeda

A Câmara Municipal de Águeda aprovou em reunião de...

S. João da Madeira “vacina” árvores para combater pragas

Recorrendo aos serviços de uma empresa especializada, a Câmara...

Redução de resíduos indiferenciados em 6% na Mealhada

A Câmara da Mealhada iniciou a recolha de biorresíduos...
Send this to a friend