Mealhada recebe selo município amigo da juventude com a distinção máxima

Data:

O Município da Mealhada alcançou a categoria de 5 estrelas na distinção “Município Amigo da Juventude” atribuído pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis. A entrega da bandeira e diploma decorre, amanhã, no III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, em Pinhel, onde a Mealhada fará uma apresentação de boas práticas.

Esta distinção máxima da Mealhada como Município Amigo da Juventude, na categoria de 5 estrelas, assenta em premissas inerentes às políticas de juventude implementadas, como sejam a partilha e reflexão conjunta sobre a cocriação, cogestão, coprodução e coexecução de políticas locais de juventude. Foram distinguidas iniciativas como a criação da própria marca aglutinadora da juventude local, “Zona 231”, o Comunica-te Jovem!, um espaço de auscultação dos problemas, interesses e causas dos jovens, que se realizou em cafés e nas escolas; os programas de voluntariado, como o “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada”; o envolvimento dos jovens como embaixadores do projeto de compostagem “CompostaME, a criação do Autocarro da Juventude e o festival da Juventude 231 FEST, criado em 2022, que teve, já este ano, a segunda edição.

Foi precisamente sobre estas boas práticas que incidiu a apresentação de Hugo Silva, vereador da Juventude, no III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude. “Estamos a cumprir os dois principais objetivos a que nos propusemos junto dos jovens: ouvir e aproximar”, sublinha o autarca.

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis é a estrutura representativa de mais de mil Associações Juvenis de base local e regional em Portugal e que, por sua vez, movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens. Em 2020, fundou a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens. Esta rede, que conta com mais de 150 municípios, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend