Requalificação do centro de Oiã vai avançar brevemente

Data:

A primeira intervenção do projeto global de requalificação do centro urbano de Oiã, no concelho de Oliveira do Bairro, vai avançar muito em breve, após aprovação pela Câmara Municipal do procedimento para a abertura de concurso público, com um preço base de 535 mil euros + IVA.

Esta empreitada tem como objeto a criação de um espaço de lazer e de uma ligação pedonal entre a Praça do Cruzeiro e o edifício da Junta de Freguesia de Oiã.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o espaço de lazer e recreio, “que servirá os habitantes de Oiã, mas também os seus visitantes”, contará com “um anfiteatro natural, com um palco 360⁰, que vai permitir vários tipos de utilização”.

A “preocupação com a inclusão” foi tida em conta neste projeto, e o espaço contará também com um parque infantil com equipamentos inclusivos para crianças com necessidades especiais, “nomeadamente painéis lúdicos e um baloiço que permite também socializar e fomentar a coordenação motora”. Para o público adulto, vão ser implementados equipamentos de exercício físico.

Ao longo do espaço, serão plantadas diversas espécies de árvores, para oferecer sombra e reduzir as ondas de calor, contribuindo igualmente para reter poeiras em suspensão e para a remoção ativa de poluentes, atuando como um filtro biológico, de forma a melhorar o conforto e a saúde dos utilizadores.

O procedimento foi apresentado em Reunião de Câmara, realizada na passada quinta-feira, 25 de maio. Na mesma ocasião, foi ainda aprovado pelo Executivo Municipal o projeto global de arquitetura da requalificação do centro urbano de Oiã, que vai ser concretizada em três fases, atendendo às características de cada um dos espaços.

A intervenção vai ser concretizada numa extensão de cerca de 4,2Km lineares, que englobam a Rua Conde de Águeda, a Rua 30 de Junho, a Travessa Lavoura, a Rua Dr. º Ângelo Graça, a Rua Colégio, a Rua Escola C+S, a Rua Vieiro, a Rua Tuna Oianense, a Rua Eng.º Agnelo Prazeres e a referida ligação da Praça do Cruzeiro à Junta de Freguesia – Zona de Lazer.

A requalificação do Centro Urbano de Oiã, permitirá uma melhoria na qualidade da circulação pedonal e rodoviária, incidindo principalmente na atratividade do local, dando prioridade ao peão, ao nível do conforto e segurança, e aumentando, ao mesmo tempo, a fluidez e a segurança rodoviária.

Para além da criação de passeios e de zonas de estacionamento, serão reabilitados pavimentos e um conjunto de trabalhos ao nível de infraestruturas de águas pluviais, iluminação pública e alimentação elétrica, telecomunicações, sinalização horizontal e vertical de segurança, necessários para o normal funcionamento da rede viária a intervencionar.  

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend