Expobairrada com 160 expositores e 15 restaurantesEntre 5 e 9 de julho em Oliveira do Bairro

Data:

A edição deste ano da Expobairrada, que se realizar no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, entre 5 e 9 de julho, vai contar com 160 expositores e 15 restaurantes, bem como vários espaços de animação e equipamentos de diversão para crianças.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explica que “aumentámos o número de restaurantes, que passam a 15, e de espaços de comidas rápidas, aumentando a possibilidade de escolha e reduzindo os tempos de espera, para que os nossos visitantes, e em especial as famílias, possam almoçar e jantar no recinto, apreciando a gastronomia bairradina, que é única”.

Os bilhetes/pulseiras para o evento estão à venda a partir de dia 26 de junho, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, no horário deste equipamento (terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 13h30 – 18h30). As bilheteiras do Espaço Inovação estarão abertas no período de funcionamento do certame, a partir das 18h00, nos dias 5, 6 e 7 de julho, e das 11h00, nos dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo).

Os bilhetes de acesso ao recinto terão um custo de 2,5€ por dia, à exceção de domingo, que é de entrada gratuita. O bilhete geral, válido para todos os dias, tem o preço de 7,5€.

Na apresentação do certame, em maio passado, Jorge Pato explicou que a edição de 2023 vai manter a “aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com vários espaços de exposição, recreio e restauração, incluindo uma tenda de espumantes da Bairrada”.

“A Expobairrada assume e promove o património do concelho e da região, destacando-se a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, num regresso às origens e tradições da Bairrada, a nível económico, cultural e etnográfico”, acrescentou o autarca.

O Espaço Inovação está localizado na Zona Industrial de Vila Verde, no concelho de Oliveira do Bairro.

CONCERTOS

A Expobairrada 2023 vai contar com 31 espetáculos em cinco dias, nos três palcos espalhados pelo recinto.

Na apresentação do cartaz, Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura, realçou o ecletismo do cartaz, com oferta para todos os gostos e gerações. “Temos hip hop, música eletrónica de dança, flamenco, fado, rock & roll e pop, só no palco principal, para além de outros géneros nos restantes espaços de concertos e atuações”, explicou a autarca. “É um cartaz que agradará à juventude, mas também ao público mais maduro, cruzando gerações e géneros”, concluiu Lília Ana Águas.

A abrir o certame, a 5 de julho, quarta-feira, vai estar Nininho Vaz Maia, artista que mistura o flamenco, o pop e a tradição cigana num estilo único, somando perto de 85 milhões de visualizações no seu canal oficial no youtube.

O primeiro dia de concertos conta também com a atuação de Mizzy Miles, um dos grandes nomes do hip-hop e da música urbana nacional, somando, em poucos anos de atividade, sete temas de platina e sete de ouro.

No dia seguinte é a vez de Chico da Tina se estrear na Expobairrada, com o seu hip hop/trap, potencialmente acompanhado… à concertina minhota! O seu mais recente álbum, “E Agora Como é Que É”, lançado em finais de 2021, deverá marcar a atuação do irreverente Francisco da Concertina. De irreverência se faz também o hip hop de Lon3r Johny, que atuará antes de Chico da Tina. 

Para sexta-feira, dia 7, o palco principal vai contar com a energia contagiante dos Putzgrilla, que vão trazer a sua mistura explosiva de música eletrónica de dança com ritmos africanos e latinos, passando pelo funk brasileiro.

No mesmo dia, e a encerrar o palco principal, estará Mariza, uma das grandes divas da música portuguesa. Para além das fronteiras do nosso país, a cantora de “Chuva” e “Quem me dera” tornou-se numa embaixadora de Portugal e da portugalidade, alcançando vários prémios internacionais na área da “world music”. Espera-se um concerto inesquecível por parte de uma das vozes mais marcantes da música portuguesa.

A noite de sábado fica guardada para o rock e para o revivalismo, com os míticos Xutos & Pontapés e o projeto de DJs “Smells Like 90’s“. Dos Xutos já tudo se disse e cada concerto é sempre um acontecimento, sendo muito provavelmente a banda portuguesa mais intergeracional, com fãs de, literalmente, quase todas as idades.

O palco principal da Expobairrada 2023 encerra no domingo com Tiago Bettencourt, acompanhado pela União Filarmónica do Troviscal. O cantor e compositor de “A Carta” e “Se me deixasses de ser” apresenta-se no Espaço Inovação muito bem acompanhado por uma banda filarmónica do concelho de Oliveira do Bairro, num registo que emprestará às suas canções um toque de epicidade. Um espetáculo a não perder.

ESPAÇOS

O espaço da feira voltará a contar com uma tenda de espumantes e com espaços de restauração, explorados por associações do Concelho de Oliveira do Bairro, onde se poderão degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada.

O pavilhão será ocupado por expositores primordialmente do tecido empresarial do Concelho de Oliveira do Bairro.

Pelos três palcos do recinto: Palco Principal, Palco Bairrada e Palco DJ, vão passar artistas de renome nacional e internacional, mas também músicos e grupos do Concelho de Oliveira do Bairro, que têm assim a oportunidade de apresentar o seu reportório aos milhares de visitantes do certame.

O palco destinado aos artistas do concelho, intitulado “Bairrada”, na sua vertente mais tradicional e sinfónica, ficará localizado junto à área de restauração, criando assim um ambiente propício a que as famílias possam saborear os pratos da Bairrada enquanto assistem a concertos e atuações dos músicos e dançarinos da “casa”. Por este palco vão passar músicos e grupos do Concelho de Oliveira do Bairro, que têm assim a oportunidade de apresentar o seu reportório aos milhares de visitantes do certame.

TENDA DE VINHOS E ESPUMANTES

A Expobairrada apresenta um espaço específico para a promoção de vinhos e espumantes da região, que permite o contacto direto dos produtores/engarrafadores com o público, com provas dos melhores néctares da região.

Numa tenda decorada a rigor, coordenada pela Rota da Bairrada, com os vários espaços dimensionados para provas e para o desenvolvimento dos negócios, os vinhos e espumantes ganham especial destaque nesta feira, num espaço que logo no ano de inauguração, em 2018, ganhou notoriedade e por onde passaram milhares de pessoas.

Com o certame focado em mostrar o que de melhor se faz na região, muito em particular no Coração da Bairrada, faz todo o sentido destacar este cluster que mostra um crescimento interessante em termos regionais, bem como ao nível do Concelho de Oliveira do Bairro, que nos últimos anos tem vindo a assistir ao crescimento de alguns produtores, ao surgimento de novos e à consolidação de outros. A tenda de vinhos e espumantes é, assim, mais um espaço de passagem obrigatória onde se pode provar e sentir a Bairrada ao longo de todo o certame.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A Expobairrada tem, ao longo dos anos, procurado implementar medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental.

Neste certame irão ser utilizados copos reutilizáveis, evitando a utilização de copos descartáveis no recinto da Expobairrada e serão disponibilizados pontos/bebedouros de água potável, da rede pública, para consumo dos visitantes. Os fumadores vão receber cinzeiros portáteis e, em vários pontos do recinto, vão existir cinzeiros altos de exterior para deposição de beatas de forma a evitar a contaminação da água e dos solos.

No âmbito da estratégia de gestão de resíduos do Município, o recinto da Expobairrada irá contar com diversos ecopontos para a correta separação dos resíduos. Para além dos contentores habituais, para resíduos de papel e cartão, plástico e metal, de vidro e lixo comum, vão existir contentores para a recolha de biorresíduos. Estes contentores de cor castanha, vão permitir encaminhar para compostagem todos os resíduos biodegradáveis produzidos pelos visitantes, restaurantes, tasquinhas e roulottes presentes neste certame.

No recinto do certame, a recolha dos resíduos é feita com recurso a um veículo elétrico, de forma a minimizar o seu impacto ambiental. O Espaço Inovação possui sanitários verdes com telhados e fachadas verdes evaporativos. Estes sanitários são revestidos com um material 100% natural: a cortiça, e procuram a adaptação às alterações climáticas, nomeadamente em festivais de verão. Este projeto inovador a nível nacional resultou de uma parceria com o ITECONS da Universidade de Coimbra.

A instalação de painéis fotovoltaicos, no Espaço Inovação, procura a incorporação de energias de fontes renováveis, nomeadamente energia solar, na iluminação e na produção de energia neste espaço de forma a melhorar a eficiência energética do edifício e do certame, diminuindo a fatura energética, a emissão de CO2 e a pegada ecológica do edifício. 

EcoEvento

Mais uma vez, esta edição da Expobairrada conta ter o “Sê-lo Verde” do Fundo Ambiental, garantindo a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental, e assume-se com um “EcoEvento”, por via da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC.

Neste âmbito, serão oferecidos aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos será revertido em valor monetário, que à posteriori será entregue a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

Também durante todo o evento, serão realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares, tendo para o efeito instalado um espaço de educação ambiental (stand “ECOliveira”), com informação sobre as boas práticas ambientais.

CENTRO DE RECOLHA ANIMAL

O Centro de Recolha Animal de Oliveira do Bairro, através do seu Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, B-E Animal, vai promover durante a Expobairrada 2023 uma campanha de adoção de animais. Esta campanha inclui a esterilização, a colocação de chip e a vacinação antirrábica das crias adotadas.

O Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal de Oliveira do Bairro foi criado com o intuito de criar, coordenar e implementar um conjunto de ações que permitam ao Município melhorar as respostas às atuais necessidade necessidades desta área.

O Centro de Recolha Animal, localizado na Rua da Bica, na Palhaça, pode ser visitado de 2.ª a 6ª feira, das 10h às 12h e das 14h ás 16h30, e no sábado e domingo, das 10h às 12h.

José Vieira
José Vieira
Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend