Estarreja melhora posição no ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

Data:

O Município de Estarreja volta a figurar na lista dos 100 melhores do país em termos de eficácia e eficiência financeira, segundo o ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2022, divulgado recentemente.

Numa análise aos 308 municípios portugueses, o estudo indica que “dos 100 municípios com melhor classificação, 15 são de grande dimensão, 39 de média dimensão [onde Estarreja se inclui] e 46 de pequena dimensão”. Estarreja surge, assim, na 15.ª posição do ranking global entre os municípios de média dimensão inscritos na lista (95 no total), melhorando o seu posicionamento face ao ano de 2021(18.º lugar).

A nível distrital, o Município de Estarreja ocupa a 6.ª posição do ranking, sendo ainda o 2.º globalmente melhor classificado da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, apenas superado pelo Município da Murtosa.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022 apresentou outros dados relativos a Estarreja, destacando-se o 7.º lugar no ranking de municípios com maior volume de receita na venda de bens duradouros, resultante da venda por hasta pública de lotes do Eco Parque Empresarial de Estarreja.

Publicado desde 2003, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas, com o objetivo de ser uma referência na monitorização da eficiência do uso de recursos públicos pela administração local.

Outros dados relevantes sobre o desempenho financeiro da Câmara Municipal de Estarreja:
7.º Município com maior volume de receita na venda de bens duradouros em 2022;

20.º Município com maior aumento do orçamento inicial em 2022;

32.º Município com maior equilíbrio orçamental em 2022 a nível nacional (incluindo municípios de grande, média e pequena dimensão);

37.º Município com menor prazo médio de pagamentos em 2022 a nível nacional (incluindo municípios de grande, média e pequena dimensão e apresentando um decréscimo de 70% face aos números divulgados em 2021);

15.º Município com melhor resultado operacional em 2022;

6.º Município no ranking distrital de Aveiro.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend