More
    InícioSão João da MadeiraRegulador da água comprova que a água da rede pública de São...

    Regulador da água comprova que a água da rede pública de São João da Madeira é totalmente segura

    Novo relatório do regulador do setor da água indica que a qualidade da água em São João da Madeira é de 100%. A média nacional fixou-se nos 98,88%, reforçando a segurança do consumo e a importância da adesão à rede pública de abastecimento.

    Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) sobre a qualidade da água são novos, mas a conclusão mantém-se positiva: confirma-se “a manutenção do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”, como pode ler-se no site do regulador da água.

    Em Portugal, a segurança da água da torneira ronda os 99%, desde 2015. Em 2022 (ano dos dados mais recentes), a percentagem situou-se concretamente nos 98,88%. A avaliação foi feita com base nas mais de 600 mil análises realizadas pelas empresas de abastecimento de água, a nível nacional.

    Em São João da Madeira, o indicador “água segura” apresentou um resultado de excelência atingindo os 100%. Um resultado obtido a partir das 958 análises realizadas, em 2022, no âmbito do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA).

    Estas análises, da responsabilidade da Águas de São João, E.M., S.A., foram feitas em laboratórios devidamente credenciados, para garantir a isenção dos resultados. Os resultados são divulgados publicamente, no site da empresa.

    Para além dos testes obrigatórios à água previstos no PCQA, a Águas de São João, E.M., S.A. reforça-as com um conjunto de análises complementares. Desta forma, é garantida uma monitorização mais próxima da qualidade da água e a rápida atuação das equipas, quando são detetadas alterações nos parâmetros devidos.

    “A rede pública assume um papel essencial na vida das populações e territórios, pois garante a segurança da água que é consumida. Por estar livre de qualquer tipo de contaminação, tal como os dados comprovam, esta água é uma verdadeira garantia de saúde pública, para todos os que estão ligados à rede de abastecimento”, explica Daniel Matias, Diretor Geral da Águas de S. João, E.M., S.A..

    No relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano”, é também referido que a Águas de São João, E.M., S.A. faz chegar 4.300 m3/dia de água a mais de 22 mil pessoas.

    Das 227 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa (aos utilizadores finais), a Águas de São João, E.M., S.A. é uma das 89 que foram distinguidas pela ERSAR na categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”.

    Artur Arede
    Artur Arede
    Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, Aveiro TV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação na Rádio N16.

    ARTIGOS MAIS POPULARES

    PUBLICIDADEspot_img