Quartel das Artes Dr. Alípio Sol 10.º aniversário concerto de Carolina Deslandes

Data:

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol festeja neste mês de Abril o seu 10.º aniversário, com um concerto de Carolina Deslandes, no dia 5, e mais uma edição do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, nos dias 27 e 28.

A autora de “A vida toda”, entre muitos outros êxitos musicais, foi a escolhida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro para “celebrar uma década de espetáculos e de muitos outros eventos de enorme relevância, não só artística, mas também comunitária e educativa, que elevou o concelho a um patamar de excelência no acesso à cultura, enquanto forma de desenvolvimento pessoal e social,” referiu Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura.

A autarca faz ainda um balanço “extremamente positivo” do percurso deste equipamento cultural de Oliveira do Bairro, onde se realizaram “mais de 1.000 espetáculos”, que contaram com “mais de 200.000 pessoas, que foram sempre um público exigente e entusiasta”.

“Celebramos dez anos de muito trabalho”, referiu Lília Ana Águas, “assente em estratégias e políticas culturais que culminaram com o reconhecimento local, regional e nacional em diversas áreas artísticas”, de que é exemplo a integração do Quartel das Artes na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, “credenciação efetuada pela Direção-Geral das Artes, que permite colocar Oliveira do Bairro como destino nacional no acesso à cultura e às artes”, explicou.

Da programação de abril, a responsável da autarquia destaca ainda a 11.ª edição do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, este ano com o tema “Educar na Arte depois de Abril”, que vai contar com o espetáculo ´Queda´, que junta música, dança e ‘videomapping’, desenvolvido pelo Conservatório de Artes e Comunicação – FUOB, no dia 26, o concerto ´Celebração e Tributos’, da União Filarmónica do Troviscal & Banda Filarmónica da Mamarrosa, no dia 27, e o espetáculo ’50 anos de Abril’, que vai cruzar música com literatura, promovido pelo Conservatório de Música da Bairrada – EAB, no dia 28.  

O programa de abril do Quartel de Artes conta ainda com a Gala Internacional de Magia – Bairrada Mágica (Município com a Associação Jovem Oianense), no dia 6, os Espetáculos de Primavera – Atividades de Enriquecimento Curricular (Município e Conservatório de Música da Bairrada – EAB), entre 15 e 18, e a performance multidisciplinar ‘Esta Palavra Pede Palco´ (Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro e PROMOB), no dia 21, para além de sessões de cinema e programação infantil.

De assinalar que a receita da bilheteira de toda a programação de abril promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, não incluindo os espetáculos em parceria e de acolhimento, será oferecida às associações desportivas do concelho.

Sobre o Quartel das Artes

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol é um equipamento cultural do Município de Oliveira do Bairro, vocacionado para diversos tipos de espetáculos, localizado em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Com capacidade para acolher cerca de 420 pessoas, o Quartel das Artes tem como missão “promover uma oferta cultural contemporânea, diversificada e valorizadora do panorama artístico local e nacional”.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Quartel das Artes tem trazido a Oliveira do Bairro grandes figuras da música, dança e teatro, apostando ainda em nomes emergentes de áreas artísticas diversas, numa perspetiva pedagógica de criação e captação de novos públicos para espetáculos de referência, habitualmente apenas disponíveis em Lisboa e Porto.

Também para os mais novos, o Quartel das Artes tem apresentado uma programação de Serviço Educativo, com espetáculos e atividades infanto-juvenis.

Da programação regular, destacam-se também as sessões de cinema para todas as faixas etárias e as produções do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro e do festival de humor Hu’morde-me.

Este equipamento tem sido ainda palco de eventos de várias tipologias, como residências artísticas, conferências e congressos, apresentações de livros e de equipas desportivas e eventos institucionais, públicos e empresariais.

Inaugurado a 6 de abril de 2014, aquando da celebração dos 500 anos da atribuição da Carta de Foral ao Concelho de Oliveira do Bairro, o nome do Quartel das Artes fica a dever-se ao facto de, no local onde está implantado, ter existido inicialmente o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Águeda, feira promove Desporto Saúde e Bem-Estar

A Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar vai decorrer...

Concurso público para construção do edifício sede da CER em Águeda

A Câmara Municipal de Águeda aprovou em reunião de...

S. João da Madeira “vacina” árvores para combater pragas

Recorrendo aos serviços de uma empresa especializada, a Câmara...

Redução de resíduos indiferenciados em 6% na Mealhada

A Câmara da Mealhada iniciou a recolha de biorresíduos...
Send this to a friend