Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

Data:

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de Belém Roseira e António Lobo Xavier são os convidados especiais da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril, em Albergaria-a-Velha. No palco do Cineteatro Alba, os antigos deputados da Assembleia da República vão partilhar memórias e pontos de vista, numa conversa moderada pelo jornalista Rui Baptista.

Maria de Belém Roseira, além de deputada pelo Partido Socialista, foi Ministra da Saúde no XIII Governo Constitucional e Ministra para a Igualdade no XIV Governo Constitucional. Após o 25 de Abril, no l Governo Provisório, integrou como adjunta o Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social, Maria de Lourdes Pintasilgo. António Lobo Xavier foi deputado à Assembleia da República e líder parlamentar do CDS-PP. Foi nomeado Conselheiro de Estado pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As comemorações no Dia da Liberdade, em Albergaria-a-Velha, começam de manhã, às 11h, com uma mostra das freguesias, associações e outras entidades locais na Alameda 5 de Outubro, havendo ainda animação infantil, música e artes de rua.

Às 14h, os órgãos do Município vão prestar um reconhecimento público aos eleitos locais das freguesias, pelo seu labor na consolidação de mais e melhor Democracia desde o 25 de Abril; à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Albergaria-a-Velha, pelo seu notável esforço de inclusão do cidadão com deficiência; e aos bombeiros voluntários, que, antes e após o 25 de Abril, sempre se mantiveram fiéis ao seu lema “vida por vida. Às 15h30, há o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da ARMAB, e um momento simbólico pela Paz.

No Cineteatro Alba, os momentos musicais serão proporcionados pelo Coro Infantil e pela Banda Filarmónica da ARMAB. As comemorações terminarão com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às três exposições patentes no Cineteatro Alba – “25 de Abril: Uma Revolução em Marcha”, do Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra; “Momentos de Abril”, do ator Vítor Valente; e “Albergaria em Tempos de Abril”.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Águeda, feira promove Desporto Saúde e Bem-Estar

A Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar vai decorrer...

Concurso público para construção do edifício sede da CER em Águeda

A Câmara Municipal de Águeda aprovou em reunião de...

S. João da Madeira “vacina” árvores para combater pragas

Recorrendo aos serviços de uma empresa especializada, a Câmara...

Redução de resíduos indiferenciados em 6% na Mealhada

A Câmara da Mealhada iniciou a recolha de biorresíduos...
Send this to a friend