Protocolo para projecto de desenvolvimento territorial

Data:

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha celebraram um novo protocolo de cooperação, com vista a dar continuidade à execução das ações inscritas no projeto “(Des)Envolver Albergaria-a-Velha”. No âmbito deste protocolo de promoção do desenvolvimento territorial, a Autarquia comparticipa com uma verba até ao montante de 92 000 euros.

De acordo com o documento, a Câmara Municipal e a Prave vão articular e partilhar recursos para a promoção de estudos, projetos e ações de desenvolvimento do território municipal, designadamente em matéria social, cultural e económica, com o envolvimento e capacitação de diferentes agentes locais.

O projeto “(Des)Envolver Albergaria-a-Velha” contempla o apoio ao comércio local e ao associativismo local, bem como a implementação de projetos de intervenção social e comunitária. No que diz respeito ao comércio local, além das tradicionais campanhas nas épocas festivas e a promoção do Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa, a Prave vai realizar, no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, o trabalho de recolha de informação para a caracterização dos comerciantes e apuramento do grau de literacia e digitalização dos seus negócios, de forma a ser traçado um perfil de competências, com posterior planeamento de formação e intervenção adequada a cada situação.

No que diz respeito aos projetos de intervenção social e comunitária, os destaques vão para o funcionamento do Gabinete “(An)Coragem”, essencial no apoio a vítimas de violência doméstica e de género, bem como na sensibilização da comunidade para esta problemática, e para o funcionamento do Gabinete de Atendimento ao Migrante, com um importante papel no encaminhamento e integração da população estrangeira que chega ao nosso país à procura de um futuro melhor. Outros projetos incluem a promoção e dinamização da Casa do Professor, a continuidade dos Programas CLDS “Albergaria Integra’T” e Escolhas “N’Ritmos” e a integração profissional de pessoas com incapacidade através da parceria com a ASSOL.

O Município considera que as ações dinamizadoras do desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da coesão social, pela sua importância, não podem ser implementadas de forma isolada, mas antes abrangendo a colaboração de parceiros na convergência de esforços entre as partes envolvidas, de forma direta ou indireta, sendo um sistema com múltiplos agentes, valências e instrumentos de atuação.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend