More
    InícioAveiroAIDA CCI e a MIM assinam protocolo para apoiar as empresas

    AIDA CCI e a MIM assinam protocolo para apoiar as empresas

    A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e a MIM – Metalurgia, Inovação, Mobilidade – Centro de Inovação e Tecnologia, Associação assinaram a 20 de setembro, um protocolo de parceria.

    A AIDA CCI e a MIM acreditam que o protocolo será mais uma ferramenta de apoio às empresas neste período que atravessam de adequação e implementação de medidas relativas a questões de sustentabilidade ambiental, descarbonização, economia circular, ressalvando os critérios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e a necessidade de recurso à inteligência artificial.

    O protocolo tem como objetivo contribuir para o aumento da capacidade de I&DI nas empresas e consequente aumento do emprego qualificado, melhoria da competitividade e crescimento das exportações, assim como formação, orientação, concentração e perpetuação do conhecimento para as gerações futuras, assegurando que estas possam ser educadas e formadas num ambiente empresarial de excelência.

    O protocolo será dinamizado através da realização de ações e projetos em conjunto, numa perspetiva de transferência de conhecimento e de inovação para as indústrias dos principais setores de atividade da região de Aveiro nomeadamente, automóvel, metalúrgica, cerâmica.

    De sublinhar os projetos que a MIM tem vindo a implementar em diversas áreas, com o é exemplo o MOBINEXT, com a criação de um novo modelo de scooter elétrica dirigido para a mobilidade partilhada nas cidades e que neste momento pretende levar a produção; o projeto AddVolt, com a criação de um enclousure para uma caixa de bateria personalizada com sistema de refrigeração integrado ou os diversos projetos na área da economia circular, com vista à criação de novos produtos com a integração de resíduos de setores como a fundição, a cerâmica e os betões e argamassas.

    Por sua vez, a AIDA CCI no âmbito das suas funções de representação, apoio e acompanhamento técnico à industria tem vindo ao longo dos seus 38 anos a implementar variados projetos, que visam principalmente a internacionalização, descarbonização, inovação, qualificação e capacitação das empresas, são disso exemplo, o ExporTECH com a dinamização de missões empresariais e participação em feiras internacionais, vinda de importadores à Região, acompanhamento de PME na criação de lojas online e marketplaces, assim como, as recentes Agendas no âmbito do PRR, para promover o crescimento do setor da microeletrónica (MICRO.ELETRÓNICA) e da fabricação aditiva (INOV.AM).

    Para Fernando Castro, presidente da AIDA CCI e para Jorge Fesch, presidente da direção da MIM este protocolo reflete a importância do trabalho em parceria e união entre diferentes entidades tendo em vista um propósito comum, que assenta no progresso sustentável da indústria da Região de Aveiro.

    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    ARTIGOS MAIS POPULARES

    PUBLICIDADEspot_img