O Município de Anadia aprovou, em reunião de executivo, no passado dia 7 de maio, o projeto final de Regulamento do Alojamento Estudantil de Anadia (ALE Anadia).
O principal objetivo do Regulamento é estabelecer as condições de gestão e de utilização do Alojamento Estudantil de Anadia, identificando os procedimentos associados à formalização de candidaturas, definindo também os critérios de admissão e seleção de candidatos, as normas de funcionamento, os direitos e deveres dos residentes, entre outras matérias relevantes para a gestão e utilização do Alojamento.
De referir ainda que o ALE Anadia visa proporcionar um alojamento a custos acessíveis, durante o período em que decorrem as atividades letivas e um ambiente adequado ao bem-estar e ao desenvolvimento académico, pessoal e social dos seus residentes.
O documento vai ser enviado à Assembleia Municipal para análise e aprovação em sessão que deverá decorrer em junho.
Recorde-se que o Alojamento Estudantil de Anadia vai ficar localizado no edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia) que, para o efeito, está a ser alvo de requalificação, num investimento de cerca de um milhão e 700 mil euros, cujas obras deverão estar concluídas no mês de junho.
O projeto prevê a criação de 36 quartos, dos quais quatro são adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, com o objetivo de dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas.
A intervenção realiza-se ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), sendo financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).