A candidatura “UM FUTURO COM TODOS” de Alberto Souto a Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, pelo Partido Socialista nas próximas Eleições Autárquicas, vai realizar no próximo sábado, dia 19 de Julho, pelas 16h00, no Salão Nobre do Teatro Aveirense o seu último Encontro Temático dedicado ao Planeamento e Urbanismo.
As cidades são nós de confluência de cada vez mais cidadãos. São pontos de acesso social, económico e político ao futuro desejado. São complexas, mas devem responder às necessidades básicas de todos os que as habitam ou à volta delas gravitam. Os desafios da sustentabilidade ambiental, da coesão social e do bem-estar económico não podem ser abordados separadamente, nem estes podem ser desligados das noções de proximidade e interação social que fortaleçam a democracia e a solidariedade social.
Na cidade funcional, centro habitacional e de negócios, tem de caber também a cidade da qualidade de vida, dos espaços públicos vívidos e ecologicamente equilibrados, dos transportes eficientes e do acesso à cultura, ao desporto e aos serviços.
Planear com estratégia e praticidade é um exercício essencial em qualquer lugar. Um Município sem planeamento estratégico e urbanístico é um território desorganizado e pouco funcional. Por isso, devemos olhar para as diferentes características que o compõem e pensar bem a rota e os espaços onde vamos viver e trabalhar. Dos condicionamentos ambientais às necessidades habitacionais, importa ter em conta todas as variáveis decisivas.
Em Aveiro não é diferente e são várias as ideias que temos pensadas para o nosso território. Para debater este tema convidámos Fernando Nogueira, Professor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, José Alberto Rio Fernandes, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Ricardo Vieira de Melo, Arquiteto e fundador do Atelier de Arquitetura RVDM.
Sobre os palestrantes convidados:
Fernando Nogueira
Professor Auxiliar e Diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano – Cidades, Coesão e Sustentabilidade, da Universidade de Aveiro. Investigador integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) e membro fundador do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P-UA). Ligado à Universidade de Aveiro desde 1991, participou em projetos de investigação, nalguns com funções de coordenação, em diversas áreas – desenvolvimento rural, estratégias de combate à pobreza, redes territoriais de inovação e de governação, e participação pública.
Na cooperação externa, coordenou vários planos estratégicos regionais e municipais e colaborou em iniciativas de participação pública e de cocriação em vários municípios. Fora da Universidade, foi técnico municipal de urbanismo e consultor em planeamento estratégico no município de Aveiro. Colaborou em vários PDM’s da 1ª geração e prestou consultoria em Angola na área do urbanismo. Foi docente convidado no ISCIA e professor na Universidade Lusófona.
Nas áreas cívica e política, foi vice-presidente da Associação de Planeadores do Território, vogal da Assembleia Municipal de Aveiro e é vereador pelo Partido Socialista. É doutorado em Ciências Sociais, mestre em Engenharia Urbana e Licenciado em Planeamento Regional e Urbano.
José Alberto Rio Fernandes
Geógrafo. Professor Catedrático da Universidade do Porto desde 2004. Autor de mais de 200 publicações científicas, entre as quais, nas mais recentes, destaque para “Urban Changes in the Iberian Peninsula” (coord) com Ruben Lois González (2024), edição da Springer. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos e é Organizador das Conferências P3DT, a últimas das quais (9ª) foi dedicada às relações entre Cidade e Turismo (Multimeios de Espinho, 2025). Coordenador do Doutoramento em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Orientador de 20 teses de doutoramento. Editor adjunto de duas revistas científicas. Docente e investigador em geografia urbana, urbanismo, planeamento e desenvolvimento do território. Tem realizado prestação de serviços junto do Governo, CCDRN e municípios em diversos domínios. Escreve semanalmente no Jornal de
Notícias e é responsável pelo programa Território no Porto Canal.
Ricardo Vieira de Melo
Doutorado em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto em 2016 é também Mestre em Design de Equipamento, pela Faculdade de Arquitetura do Porto desde 1998, e Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa desde 1989. Entende que a arquitetura é um meio privilegiado para melhorar a qualidade de vida e o conforto humano, no respeito pela memória, a biodiversidade e o ambiente e que o desenho projetual é um
instrumento político poderoso para propor, organizar e antecipar.
Professor Auxiliar do Curso Superior de Arquitetura da Universidade Lusíada do Porto desde 1994, é Regente do 2º ano de Arquitetura e Coordenador da Pós-Graduação em ‘Práticas Digitais no Edificado’ do mesmo curso. Foi Professor Convidado do Curso de Design da Universidade de Aveiro em 1997/98. Foi Presidente do Conselho de Disciplina da Ordem dos Arquitectos – Secção Centro, entre 2020 e 2023. Foi Presidente do Núcleo da Ordem dos Arquitectos de Aveiro entre 2007 e 2010, bem como Delegado Nacional no triénio de 2010 a 1013 em Lisboa.
Com atelier em Aveiro, fundou a RVDM, Arquitectos Lda, em 1998. Premiado em concursos públicos nacionais e internacionais, conta com obra construída, pública e privada, de norte a sul do país. Tem feito parte de júris de concursos e prémios nacionais e internacionais e tem trabalhos
seus publicados em Portugal, Espanha, França, Holanda, Finlândia, Rússia, Grécia, Emiratos Árabes Unidos, China e Brasil e uma monografia da sua obra, publicada pela Archinews #50 em 2020.