Mais
    ASSINE O AVEIRO TV E AJUDE A IMPRENSA REGIONALspot_img

    Espetáculo para Assinalar os 90 anos da Morte de Fernando Pessoa dia 28 no Chiado

    poeta Fernando Pessoa desapareceu a 30 de Novembro de 1935, com apenas 47 anos de vida, no Hospital de S. Luís dos Franceses, junto ao Chiado onde também viveu.

    Esta sexta-feira, dia 28 de Novembro, pela hora de almoço, 12.45 horas, na mesma zona vai ser apresentado um espetáculo, para assinalar a efeméride, evocando parte da sua obra, realçando-se alguns dos textos poéticos de um dos mais notáveis escritores do mundo.

    “Fernando Pessoa ao Almoço com Nuno Miguel Henriques” é um espectáculo de Poesia Pessoana com textos do poeta e dos seus heterónimos como Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Alberto Caeiro, que será realizado esta sexta-feira na hora de almoço, em pleno Chiado em Lisboa, precisamente a poucos metros do local onde viveu, escreveu e morreu Fernando Pessoa os seus textos, sendo hoje um dos maiores autores de sempre da língua portuguesa.


    Uma oportunidade para visitar o imaginário poético e sentir a poesia com alma, voz, corpo e onde a literatura se transforma em cada palavra em notável sensação, a poucos metros de um dos quartos e de uma casa onde viveu o poeta, além da célebre “A Brasileira”, onde está a mais famosa estátua do escritor. 

    A escolha da hora de almoço é uma experiência inovadora, que visa criar uma alternativa cultural e artística na capital do país dos poetas, Lisboa, não só a turistas, mas a trabalhadores, estudantes e público em geral, provando que a poesia não tem horário.

    “Fernando Pessoa ao Almoço com Nuno Miguel Henriques” leva-nos a uma viagem pessoana irrepetível em cada semana.

    É um espetáculo poético e artístico que se baseia numa abordagem dinâmica e interactiva da poesia portuguesa, com uma estética acessível a todo o género de público, do estudantil ao intelectual, do popular ao erudito, não sendo alheia a longa experiência reconhecida pelo artista, que é hoje o mais antigo diseur em atividade regular em Portugal.  

    Entre a informalidade e o contacto direto com o público, criam-se momentos de proximidade únicos nesta viagem com Fernando Pessoa e os seus heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Alberto Caeiro tendo ao leme o artista Nuno Miguel Henriques, numa verdadeira trajetória linguística entre o poeta e os seus heterónimos, introduzindo-se notas biográficas, recitando-se e conversando-se sobre curiosidades com diversas referências históricas e culturais, fazendo paralelismos entre o contemporâneo e o tempo do poeta do livro “A Mensagem”.

    O evento que tem cerca de quarenta e cinco minutos de palavras interpretadas com a Arte de Dizer Teatralizada e Encenada, é ilustrado por sons e apontamentos cénicos, num momento de compressão e apetência por toda a obra Pessoana, duma forma peculiar e original, arrebatadora sem ser “monótona, aborrecida ou chata“.

    Com engenho e entrega, trata-se duma versão única, irrepetível e singular, sendo o repertório adaptado ao público e ao certame por Nuno Miguel Henriques, com uma vasta carreira de trabalho em prol da poesia, quer em termos de espetáculos, recitais, edições de CD’s poéticos, rádio e televisão, que cumpre neste espetáculo a máxima de Octávio Paz “a melhor maneira de compreender um poema, é ouvi-lo “.

    A produção tem a chancela do TEATRO ABC – Companhia Nacional de Teatro Português, com apresentações previstas para todo o país e estrangeiro, numa digressão em Teatros, Bibliotecas, Escolas, Auditórios, Associações, Feiras do Livro, Centros de Dia, Museus, Monumentos, Encontros Literários e outros espaços alternativos onde a poesia tenha lugar e mesmo pontualmente ao Ar Livre (jardins, pátios, praias, etc) em 2025, 2026 e 2027.

    Deste espetáculo, fazem parte a interpretação de textos como: “Liberdade”, de Fernando Pessoa; “O Poeta é um Fingidor”, de Fernando Pessoa; “Minha Pátria é a Língua Portuguesa”, de Bernardo Soares; “Lisbon Revisited”, de Álvaro de Campos; “Apontamento”, de Álvaro de Campos; “Todas as Cartas de Amor São Ridículas”, de Álvaro de Campos; “O Menino de Sua Mãe”, de Fernando Pessoa; “O Mistério das Coisas”, de Alberto Caeiro; “Estás só”, de Ricardo Reis; “Mestre São Plácidas Todas as Horas”, de Ricardo Reis; “Não Sei Quantas Almas Tenho”, de Fernando Pessoa; “Tão Cedo Passa Tudo”, de Ricardo Reis; “Tenho Tanto Sentimento”, de Fernando Pessoa; “Eros e Psique”, de Fernando Pessoa; “Sou Um Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro; “Olá Guardador”, de Alberto Caeiro; “O Tejo É Mais Belo”, de Alberto Caeiro; “O Infante”, de Fernando Pessoa; “Mar Português”, de Fernando Pessoa; “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa; “Ode Triunfal (extratos)”, de Álvaro de Campos;.

    Lisboa: Sextas-Feiras às 12.45 horas
    (Sessões Especiais para Escolas e Grupos, em outras Datas e Horários)           

    Os Bilhetes estão em venda em www.ticketline.pt ou na WORTEN; FNAC ,C.C. Mundicenter, El Corte Inglês, SUPERCOR, E.LECLERC, Altice Forum Braga, Galerias Comercial Campo Pequeno, Casino Lisboa, A.B.E.P., Teatro Tivoli BBVA, COMCASCAIS, Pavilhão Multiusos de Guimarães, SUPER BOCK ARENA, TIME OUT MARKET, entre outros locais habituais.

    Reservas e Informações: Telefone 1820 
    Valor do Bilhete: 9.90 euros com descontos de 25 e 30% para grupos de 15 ou 20 espectadores.

    Link para Compra de Bilhetes: Bilhetes Fernando Pessoa Ao Almoço C/ Nuno Miguel Henriques – Ticketline

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    CONTEÚDO PREMIUM

    OS NOSSOS COLUNISTAS

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

    31,585FãnsGostar
    21,589SeguidoresSeguir
    4,589SeguidoresSeguir
    4,789SeguidoresSeguir
    4,152InscritosInscrever
    ×
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!