Vagos avança com o projeto “Ganha”

Data:

Já viram que nesta altura do ano as dunas e pinhais pintam-se de amarelo? As responsáveis são as flores das acácias-de-espigas (Acacia longifolia), que foram trazidas da Austrália há mais de 100 anos. Esta acácia tornou-se uma das piores plantas invasoras nas dunas em Portugal e, tal como as austrálias (Acacia melanoxylon), é favorecida pelo fogo e por intervenções de controlo pouco ajustadas às suas características.

Com o projeto GANHA – Gestão Sustentável de Acacia sppiniciou-se o uso de controlo natural em acácia-de-espigas no Perímetro Florestal das Dunas de Vagos, na freguesia de Gafanha da Boa-Hora. O agente de controlo natural, Trichilogaster acaciaelongifoliae, põe ovos nas gemas florais da acácia-de-espigas, e no lugar das flores formam-se galhas. Com o tempo, estas árvores, vão deixar de produzir tantas flores e, com isso, diminuir o número de sementes. Quanto mais galhas, menos sementes! Mas para ganhar esta batalha, é preciso impedir que as sementes de acácia que germinarem, não voltem a formar novas árvores. E é preciso que este esforço se multiplique por outras áreas. Vamos todos ajudar a eliminar o mal pela raiz?

O sucesso do controlo de plantas invasoras depende da nossa persistência!

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...

Município de Oliveira do Bairro na Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Oliveira do Bairro repete a sua...
Send this to a friend