Parque ambiental do Buçaquinho

Data:

O Parque Ambiental do Buçaquinho inaugurado a 25 abril 2013 ocupa uma área de 24 ha de floresta protegida, de grande valor ambiental e com uma biodiversidade rica ao nível da fauna e da flora. Contempla um pinhal, seis lagoas, uma cafetaria, parque infantil, jardim de plantas aromáticas, torre e posto de observação da avifauna, espaço multimédia e Centro de Educação Ambiental.

O Parque resulta da revitalização da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Esmoriz/Cortegaça, com um investimento de 1,7 Milhões de Euros, cofinanciado pelo MaisCentro – QREN. Essa ETAR funcionou durante 12 anos, e tinha por função tratar as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial do norte do concelho, através do método de decantação, que implicava diferentes etapas de tratamento.

O Parque Ambiental do Buçaquinho, para além de representar um melhor ambiente e mais qualidade de vida para os munícipes do concelho, é também um pólo de atração, no âmbito do ecoturismo e da educação ambiental. A antiga ETAR transformou-se numa extensa área verde com seis lagoas de águas depuradas e um pinhal com árvores e sombras generosas. Esta reconversão valeu-lhe recentemente a atribuição do prémio dos Green Project Awards 2016 na categoria de «Cidades Sustentáveis».

Situado a norte do concelho, o Parque Ambiental do Buçaquinho integra a rede de património natural do concelho, em estreita articulação com a Barrinha de Esmoriz e outros espaços naturais – Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, Ria de Aveiro, Parque Urbano – e a Rede de Mobilidade Ciclável e Pedonal do concelho, estando servido pela Ecopista do Atlântico, com 10 km de extensão, a qual liga as praias de Esmoriz ao Furadouro, através da Estrada Florestal. O Parque possui de bicicletas que podem ser requisitadas gratuitamente, no âmbito do projeto das “Bicicletas Públicas de Uso Partilhado Interurbanas do concelho de Ovar” (BIA).

O Parque Ambiental do Buçaquinho é um espaço que permite realizar várias atividades. Desde andar a pé ou de bicicleta pelos trilhos em terra batida ou madeira, permitindo sentir os diferentes cheiros das ervas aromáticas, como: alecrim, tomilho, alfazema, anis, cravo do mar, malva, flor de tabaco, manjerona e balsamita. Usufruir dos postos e torre de observação para observação das diferentes espécies de aves ou ouvir o coaxar das várias espécies de anfíbios que se encontram nas lagoas. O Parque Infantil proporciona a diversão das crianças, assim como, as famílias podem usufruir das áreas relvadas e da esplanada da cafetaria para descansar e conviver.

Integrado no Parque, foi estabelecido um contrato de atribuição do direito de utilização de espaço para a instalação e exploração da cafetaria, respeitando boas práticas ambientais e assegurando a dinamização de atividades de animação e valorização pedagógica do local.

A manutenção e conservação do Parque do Buçaquinho só é possível pela consagração de um conjunto de regras e normativas que garantam a preservação e fruição do espaço por todos, garantindo a sua proteção e conservação, tendo sido criados para o efeito Normas de Utilização do Parque Ambiental do Buçaquinho.

A Câmara Municipal de Ovar- Divisão de Ambiente estabeleceu uma cooperação técnico-científica com a Universidade de Aveiro – Departamento de Biologia (Unidade de Vida Selvagem), destinado ao levantamento, conservação e divulgação da fauna e flora na região Norte do Concelho de Ovar, tendo em vista a definição de medidas de conservação, promoção e divulgação da biodiversidade local, em particular do Parque Ambiental do Buçaquinho e da Barrinha de Esmoriz com importante expressão regional e nacional.

Acreditamos que um conhecimento profundo das espécies e habitats existentes contribui para a correta prossecução de uma estratégia de desenvolvimento sustentado, cujo conhecimento técnico e científico e divulgação à população através das atividades de educação ambiental do Município é dinamizador e atrativo do turismo da região.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend