MEAJAZZ regressa à Mealhada este fim de semana

Data:

A 4ª edição do MeaJazz – Festival de Jazz da Mealhada acontece já este fim de semana, dias 3 e 4 de setembro, com música, uma exposição, cinema e teatro, no Cineteatro Messias. O acesso a todas as iniciativas é gratuito.

O Meajazz centra-se na música jazz, com diferentes correntes e sonoridades musicais trazidas por artistas e grupos de países como a Bielorrússia, a Itália, o Brasil e Portugal. No primeiro dia, atuam, a partir das 21h, Maria Casal, cantautora e guitarrista portuguesa, Ciro Cruz Quartet, formação musical brasileira liderada pelo músico homónimo e um dos melhores baixistas brasileiros da atualidade, e Sónia Pinto, cantora portuense que se distingue pelo encanto da sua poderosa voz e que se faz acompanhar de músicos de excelência.

No dia 4 de setembro, sábado, o festival conta com as atuações de Cucoma Combo, grupo italiano que viaja por caminhos do soukuss congolês e do carimbó amazônico, Mova Dreva, um quarteto de ethno jazz que tem como ponto de partida a cultura folk bielorrussa, e Vénus Matina, formação de Aveiro que apresenta uma sonoridade que conjuga composições e arranjos com claras influências do jazz, fusão e bossa nova. O festival encerra com Luís Martelo, trompetista mealhadense, radicado em Inglaterra, que conquistou, com o seu novo álbum “All of me”, a medalha de prata na categoria de jazz no Global Music Awards e foi individualmente premiado com a medalha de prata como Artista Revelação 2021. O ano passado tinha sido considerado o terceiro melhor instrumentista do mundo. Para este concerto, Martelo convida as filarmónicas Lyra Barcoucense e Pampilhosense. (Ver programa)

A programação deste ano integra outras iniciativas culturais. Na sexta-feira, pelas 20h, será inaugurada a exposição de pintura “A mulher Aveirense, da artista plástica Marta Justiça, e, logo a seguir, é exibida a curta-metragem “Boa Noite”, de Catarina Ruivo, que foi filmada no Luso e no Bussaco. No sábado, antes da música, há teatro, com a peça ao ar livre “Muito barulho por nada”, a partir das 20h, no recinto exterior ao Cineteatro Messias. Esta comédia, uma coprodução da Companhia de Teatro Gato Escaldado e da Companhia de Teatro da Sociedade Musical União Paredense, parte da obra homónima de William Shakespeare que alude à amizade, amor e mentira.

Recorde-se que o Meajazz teve início em 2017, numa clara aposta da Câmara da Mealhada na diversificação da oferta cultural na cidade e até na região, uma vez que não existe nenhum evento do género nas proximidades e com entradas completamente livres. O festival conta, uma vez mais, com o mecenato cultural do restaurante “Rei dos Leitões”, que apoia o MeaJazz ininterruptamente desde a sua primeira edição.

FESTIVAL DE JAZZ DA MEALHADA l PROGRAMA

3 de setembro l Cineteatro Messias l Mealhada

20h l Inauguração da Exposição “A Mulher Aveirense”, de Marta Justiça

20h30 l “Boa Noite”, de Catarina Ruivo (curta-metragem)

MEAJAZZ

21h l Maria Casal

21h50 l Ciro Cruz Quarteto

22h45 l Sónia Pinto

 

4 de setembro l Cineteatro Messias I Mealhada

20h l “Muito barulho por nada”, teatro de comédia, da Companhia de Teatro Gato Escaldado e Companhia de Teatro da Sociedade Musical União Paredense.

MEAJAZZ

21h l Cucoma Combo

21h45 l Mova Dreva

22h30 l Vénus Matina

23h15 l Luís Martelo

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend