Pedro Machado realça importância dos visitantes nacionais no Congresso da APAVT

Data:

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, defendeu hoje, em Aveiro, a importância dos visitantes nacionais e de se reforçar a aposta no mercado interno, enquanto motor de desenvolvimento turístico. “Parte significativa dos bons resultados que reconquistámos em 2021, deste processo de recuperação, deveu-se a termos voltado a olhar para o mercado interno. Portugal redescobriu as suas valências e as suas capacidades de poder gerar e atrair cada vez mais visitantes”, sublinhou, na sessão de encerramento do 46.º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Além de Pedro Machado, a sessão de encerramento contou com a  participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT. A sessão de abertura do evento, na quarta-feira, foi presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao longo dos três dias de congresso, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras de Álvaro Siza Vieira, ministro da Economia, Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro, e muitas personalidades ligadas ao setor do Turismo.

Na sua intervenção, Pedro Machado frisou que, para que o mercado interno continue a florescer, é necessário que o Governo olhe com redobrada atenção para as entidades regionais de turismo. “As entidades regionais têm um papel importante, em parceria e em cooperação com os outros organismos, no crescimento da atividade turística no futuro próximo. Precisamos de continuar a trabalhar em conjunto com o Governo, no sentido de reforçarmos os aspetos ligados à promoção e de reforçarmos igualmente a autonomia das organizações regionais, que são ativos e simultaneamente parceiros do Turismo de Portugal neste trabalho conjunto”, considerou.A atenção especial que deve ser dado ao mercado nacional deve ser complementada com a atração de visitantes estrangeiros, em particular de Espanha, disse também Pedro Machado: “Portugal tem a mais-valia de ser um exemplo internacional no clean and safe, que seguramente nos vai permitir, num espaço curto de tempo, retomarmos o turismo internacional. No Centro de Portugal olhamos muito particularmente para a relação que temos com o nosso primeiro mercado emissor, que é Espanha. A relação com Espanha, com quem trabalhamos há 3 anos, tem vindo claramente a dar resultados muito positivos. Este mercado, que tem 50 milhões de consumidores aqui ao lado, é particularmente relevante no trabalho conjunto de geramos negócio, também para os operadores e para as agências de viagens”.O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal lembrou ainda que a pandemia trouxe oportunidades a destinos turísticos menos massificados. “Cerca de 51% dos viajantes globais estão disponíveis para alterar o seu destino de férias, se a proposta de valor apresentada contribuir para a diminuição da pegada ecológica e para a descarbonização. Não é uma moda, é a realidade e tem valor no negócio. Abre-se aqui um novo normal, que é a possibilidade de destinos alternativos, que não estavam na primeira linha dos destinos mais massificados, criarem uma janela de novas oportunidades”, destacou. O 46.º Congresso da APAVT realizou-se de 1 a 3 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. O evento contou com o apoio da Turismo Centro de Portugal.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend