Agendamento “on time” das cirurgias no Hospital de Ovar é medida pioneira

Data:

Esta é, no fundo, uma solução mais sustentável que recorre à racionalização de recursos”, afirma a diretora do Serviço de Gestão e Admissão de Doentes do HFZ-Ovar, Catarina Meneses. “Os utentes saem da consulta já com todos os exames e cirurgias marcados, podendo até acompanhar este agendamento no Portal do Utente”, explica.  

Em termos operacionais este procedimento aporta ganhos de gestão do processo, que se torna mais ‘cleen’, fluído, previsional e centralizável. Evita cancelamentos e adiamentos de cirurgias, otimizando, assim, a própria gestão do bloco operatório. Por outro lado, é bom para o utente, já que este se organiza pessoal e profissionalmente, tendo a intervenção cirúrgica menos impacto na sua atividade profissional e, do ponto de vista emocional, este processo permite também gerir a natural ansiedade relacionada com a cirurgia”, sublinha.  

Para Catarina Meneses, este é “um passo importante” e surge na lógica de modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “aproximando-o, cada vez mais, das pessoas e centrando-o no utente”.   

A responsável médica dos serviços cirúrgicos e do bloco operatório, Eulália Sá, é a primeira a reconhecer a importância da medida que resulta de “um processo organizacional diferente” iniciado quando assumiu as novas funções, em novembro de 2021.   

Estamos a facilitar a vida aos doentes e a nossa organização interna é, agora, substancialmente melhor. Já conseguimos esgotar a lista de espera em urologia, mas o objetivo é fazê-lo em todas as especialidades”, salienta.  

Este é, de facto, o caminho, sempre em prol dos utentes deste hospital, de que gosto muito e onde estou ligada há cerca de 27 anos. Queremos esgotar todas as listas de espera, começando, inclusive, a receber utentes de outras instituições com listas superiores à nossa, onde há casos de doentes que têm de esperar muito mais tempo por uma cirurgia. O futuro vai ser melhor, caminhando”, garante Eulália Sá.  

Segundo o urologista Carlos Ferreira, “esta nova estratégia representa uma mais-valia processual, pois conseguimos prever a data de uma cirurgia e até agendá-la com maior precisão”.   

Para o médico, “o doente pode, assim, melhor gerir as suas expetativas, não só saber a data da cirurgia, mas também preparar – ao ter esta informação imediata – a sua vida pessoal e profissional”. “O HFZ-Ovar tem sido vanguardista em várias áreas, da eficiência à sustentabilidade, com prémios até conquistados. Esta é, nesse sentido, mais uma medida para continuarmos a disponibilizar cuidados de saúde de excelência à população de Ovar, dentro do que nos é possível fazer”, adianta.    

Para o presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira, “é notável o esforço das nossas equipas em melhorar a experiência dos utentes quando recorrem ao nosso hospital para usufruírem de cuidados de saúde”, reconhecendo que “apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer, é reconfortante pertencer a uma equipa que está sempre empenhada em fazer mais e melhor”. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...
Send this to a friend